Comemoração do Dia Mundial das Zonas Húmidas

O Dia Mundial das Zonas Húmidas (2 de fevereiro) foi celebrado, no âmbito do programa do Clube Ciência Viva na Escola, na Escola Secundária D. Sancho I, em Vila Nova de Famalicão.

Foram várias as atividades desenvolvidas destinadas à comunidade educativa. Com a colaboração do Gabinete de Sensibilização Ambiental, do município, alunos do 10º e 12º ano participaram numa palestra sobre a importância da preservação das Zonas Húmidas, nomeadamente, com a apresentação do projeto Life Panteras – Natural Adapt 4 Rural Areas, que está neste momento a ser executado, no Concelho de Vila Nova de Famalicão (1). Segundo o ecólogo Vasco Flores Cruz (Gabinete de Sensibilização Ambiental), a implementação deste projeto, tornará o  território de Vila Nova de Famalicão mais resiliente perante as consequências das alterações climáticas, pelos benefícios para a agricultura da região, relacionados com a gestão da água das chuvas, por um lado, e por outro, pela restauração de habitats e consequente promoção da biodiversidade.  Esta ação terminou junto do Charco Pedagógico, construído em janeiro deste ano, pelo Clube Ciência Viva na Escola.

Foi precisamente junto ao charco que se seguiu o Workshop – “Meteste o pé no charco”, destinado a alunos do 8º ano, que fizeram a primeira monitorização da biodiversidade do charco. Após a colheita de amostras, os alunos encontraram algumas larvas de insetos, como efémera (Cloeon dipterum); caracol-de-água-doce (Physa acuta); Ostracoide (Cypridopsis sp.). Foram observadas ainda algas filamentosas e alguns insetos (que acidentalmente caíram à água). A ainda reduzida biodiversidade encontrada, está relacionada com o facto do charco ter sido construído apenas há cerca de um mês, contudo, os alunos pretendem dar continuidade a esta ação, periodicamente, e acompanhar o desenvolvimento da sucessão ecológica. 

Paralelamente, foram expostos posters, produzidos pelos alunos relativos à importância das Zonas Húmidas, e foram apresentados vídeos nas salas de aula. Foram entregues prémios aos vencedores do concurso para melhor pôster e melhor vídeo.

A comemoração do Dia Mundial das Zonas Húmidas visa promover a realização, por parte de governos, organizações da sociedade civil e grupos de cidadãos, de ações e atividades que chamem a atenção de todos(as) para a necessidade da proteção desses ecossistemas e para o cumprimento dos objetivos da Convenção de Ramsar. Portugal ratificou esta Convenção em 1980, e tem atualmente 31 Zonas Húmidas classificadas ao abrigo deste tratado, desde estuários, sapais e pauis, lagoas e turfeiras (2).

A construção do Charco pedagógico, na escola D Sancho I, tem como objetivo alertar toda a comunidade escolar para a importância ecológica das zonas húmidas, sendo uma manifestação do compromisso da escola, em defesa da preservação e recuperação destes ecossistemas.   

 

  1. https://www.famalicao.pt/uniao-europeia-aprova-candidatura-de-famalicao-para-mitigar-efeitos-das-alteracoes-climaticas?fbclid=IwAR35BFEXT6GDX3mly-O7zUe3zAbVyJaMVb3FHDRLmw9hsmLPyZ0TiCUzGaU
  2. https://www.icnf.pt/imprensa/diamundialdaszonashumidas

 

Claúdia Santos