Da COP 27 no Egipto para a Escola Secundária da Gafanha da Nazaré

No dia 30 de Novembro, Catarina Semedo uma jovem repórter a nível internacional, foi convidada pela Escola Secundária da Gafanha da Nazaré, para participar numa reunião com os Jovens Repórteres do Ambiente (JRA) da Escola Secundária da Gafanha da Nazaré.

A escola inscreveu-se para participar no programa JRA da Foundation for Environmental Education, que em Portugal é aplicado graças à ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa). Este programa tem como objetivo desenvolver  uma cidadania mais ativa e participativa, no ramo do jornalismo ambiental através dos jovens. Os jovens repórteres investigam, procuram soluções e reportam questões ambientais tais como questões de sustentabilidade local recorrendo a jornais, internet e outros meios de comunicação. Enriquecem ainda as suas capacidades a níveis sociais, de liderança, de trabalho em equipa e de análise crítica. O programa JRA oferece a oportunidade aos jovens repórteres de participar em diversos desafios, concursos e atividades, mas também a opção de intercâmbio com jovens de várias regiões de Portugal e dos mais 35 países da rede Young Reporters for the Environment.

No decorrer da reunião com Catarina Semedo, os alunos adquiriram uma ideia mais lúcida do que é ser um jovem repórter. A repórter também aconselhou os alunos a investigarem e trabalharem temas que despertem a sua curiosidade, enriquecendo mais ainda o artigo, visto que “quando trabalhamos sobre algo que gostamos o artigo tem outro impacto”. Catarina Semedo interessa-se muito por novas tecnologias e afirma que ter tido a oportunidade de ir ao Web Summit e escrito sobre este encontro “foi um sonho tornado realidade”, mas segundo Catarina “num evento desses encontra-se muita gente com muito dinheiro que não tem propriamente preocupações ambientais e alguns até nem têm nenhumas de facto”. Durante toda a reunião, a jovem repórter partilhou as suas experiências e vivências com um sorriso na cara, demonstrando que fazer parte dos Jovens Repórteres para o Ambiente a deixou ainda mais realizada e confirma que a participação neste projeto fez com que toda a vergonha que tinha de falar para o público desaparecesse e que agora cada vez que o faz, sente um à vontade enorme. No final da reunião, todos os alunos agradeceram à Catarina com uma salva de palmas pela sua presença.