Um dos pilares do Jardim Zoológico de Lisboa é a educação ambiental que tem um papel fundamental na instrução e na sensibilização da sociedade, nomeadamente nas pessoas que por lá passam. Para concretizar esta missão, o Jardim Zoológico criou, em 1996, o Centro Pedagógico que visa educar os visitantes com os seus programas. Programas esses que têm por base 5 grandes temas: Sustentabilidade, Ética e Cidadania, Alterações Climáticas, Biodiversidade e Água.
A educação no Jardim Zoológico contém três aspetos fulcrais: o envolvimento emocional, o envolvimento cognitivo e a mudança de comportamentos.
O envolvimento emocional dos visitantes cria uma motivação para estes adquirirem conhecimentos mais profundos e refletirem “com o coração” na preservação da biodiversidade.O envolvimento cognitivo dá aos visitantes um conhecimento mais específico sobre a biodiversidade e as relações entre a sociedade e o ambiente. Por fim, a consciencialização para a mudança de atitude promove isso mesmo, a mudança de atitudes. É consoante estes três aspetos que o Centro Pedagógico age. O plano de ação deste centro começa por atuar em diferentes linhas tais como: programas de educação escolar, programas de atendimento e programas educativos de animação.
Programas de educação escolar
Estes programas são adaptados aos currículos oficiais dos diferentes anos de ensino e são reconhecidos como Utilidade Educativa pelo Ministério da Educação, como é o caso dos Programas Educativos no Jardim Zoológico, dos Programas Educativos Virtuais e do Zoo vai à Escola.
O programa educativo no Jardim Zoológico consiste numa aula ao ar livre, com marcação prévia por parte das Escolas, onde é feita uma visita ao Jardim Zoológico, em que o educador foca os temas curriculares na visita. O programa educativo virtual tem por base a realização de uma visita ao Jardim Zoológico virtual, através da plataforma Zoom, que dura entre 30 e 50 minutos e que pode ser estabelecida em todas as partes do Mundo. Prova disso foi a visita realizada no dia 4 de outubro de 2021, no dia mundial do animal, onde aconteceu uma visita virtual gratuita no canal de Youtube do Jardim Zoológico.
Por último, o programa O Zoo vai à Escola resume-se à realização de uma sessão de norte a sul de Portugal em que educadores do Zoo se deslocam às escolas para abordar temas como a conservação da biodiversidade, onde são apresentados diversos objetos como dentes, escamas e pelos. Esta sessão tem uma duração entre 45 e 60 minutos, uma vez que difere consoante o grau de Ensino em que se inserem os alunos presentes nesse encontro.
Programas de atendimento
O Centro Pedagógico disponibiliza um apoio a estudantes a começar no ensino básico e acabar no ensino universitário. Este programa permite aos estudantes realizarem os seus trabalhos no Jardim Zoológico, ou mesmo um estágio, com a devida autorização e sempre respeitando as suas normas. O Jardim Zoológico com esta iniciativa também pretende conhecer o tipo de trabalhos realizados nas suas instalações e a identificação dos estudantes, para poderem prestar o apoio necessário aos estudantes.
Programas Educativos de Animação
Este programa incide na animação dos jovens mas sempre com o objetivo de educá-los a nível ambiental disponibilizando atividades como o “ATL do Zoo”, os “Ateliers de férias”, e o “À noite no Zoo”. O “ATL do Zoo” é um campo de férias, que tem como tema “Aprender explorando”, que oferece a oportunidade de aprender e contribuir para transformar o nosso Planeta. Os jovens exploram os mistérios do reino animal de forma divertida e lúdica e, no fim, são transformados em “Embaixadores da Natureza”.
Outro ramo deste programa são os “Ateliers de férias” que se destinam a crianças dos 3 aos 5 anos, e que visa aprofundar o lema “Explora e Aprende”, onde estes podem realizar ateliers interativos, de descoberta, de investigação e de aprendizagem.
“À noite no zoo” é um projeto que abarca a passagem de conhecimentos sobre a diversidade de espécies existentes no Jardim Zoológico e destina-se maioritariamente a escuteiros e grupos escolares a partir dos 6 anos. Consiste ainda numa atividade de investigação noturna das espécies que vivem quando a luz do luar se revela. Tem como principais objetivos o conhecimento e valorização do Jardim Zoológico, a sua coleção animal, as suas atividades e os seus recursos; O Desenvolvimento de capacidades individuais e espírito de equipa; A sensibilização e informação para a necessidade de proteção da natureza; A permissão de um diálogo vivo com o Jardim Zoológico que aproxime os participantes de valores que fogem à percepção de um “visitante normal”.
O centro pedagógico para concretizar tudo isto utiliza metodologias como, o encontro com os tratadores, visitas aos bastidores, atividades de enriquecimento ambiental em algumas instalações e vários jogos didáticos e diversificados. Exemplo disso são a realização de peddy-papers, jogos de ecolocalização e preparação de comida para diversos animais.
Não ficando apenas por aqui, este projeto, já implementado antes da pandemia, mostra também as responsabilidades e o impacto que os tratadores têm no dia-a-dia do Jardim Zoológico e vários espaços restritos aos visitantes tal como, o hospital veterinário e o serviço de nutrição.