Uma nova semente?

Numa era em que a crise climática se afigura como uma das principais ameaças à vida no planeta Terra, pequenos gestos contam.

A presente fotografia foi tirada no Campus de Benfica do Instituto Politécnico de Lisboa, no dia seguinte à realização de uma festa académica. Pensar que, no Ensino Superior, este tipo de comportamento se perpetua, revela um verdadeiro distanciamento da comunidade estudantil desta preocupação ou, pelo menos, a inexistência de uma postura ecológica aplicada à vida académica, quando já existem alternativas mais sustentáveis, mesmo numa geração que já teve durante todo o seu percurso escolar ações de sensibilização para estas problemáticas.

Não será necessário explicar que todo o plástico que é criado e utilizado geralmente apenas uma vez, para depois ser descartado, acaba por se infiltrar em todo o tipo de ecossistemas quando decomposto em microplásticos, nomeadamente, nos oceanos e, consequentemente, na cadeia alimentar.

Se um copo de plástico não faz diferença na “grande ordem das coisas”, o impacto em cadeia que a postura que cada pessoa pode ter, constitui-se enquanto arma para a mobilização popular sobre um dos maiores desafios que a humanidade já enfrentou. Por isso, pequenos gestos contam.

Fotografia apresentada ao Concurso #PlanetorPlastic.