No âmbito do projeto do Clube de Ciência Viva na Escola, a turma 8B teve uma experiência educativa impactante durante uma ação ambiental no Ribeiro do Pinheirinho. Acompanhados por um grupo de cientistas e biólogos experientes na monitorização de rios, os alunos tiveram a oportunidade de compreender no local, e de forma prática, a importância da preservação ambiental e os impactos da poluição.
Durante a visita, os cientistas e biólogos realizaram análises a alguns parâmetros físico/químico da água do Ribeiro, com o intuito de avaliar a sua qualidade e determinar possíveis níveis de poluição. Os resultados das análises foram alarmantes, revelando uma preocupante contaminação da água, que indicaram a presença de nitratos e uma elevada concentração de fosfatos diluídos na água analisada.
Os especialistas constataram uma elevada concentração de fosfatos, indicando a presença de poluentes possivelmente provenientes de fontes agrícolas e domésticas. Além disso, os testes revelaram uma diminuição significativa da diversidade de organismos vivos na água do Ribeiro, sugerindo danos ao ecossistema local devido à poluição. Segundo um dos cientistas: “Não foram observados macroinvertebrados indicadores de qualidade da água, somente alguns escaravelhos de água e larva de libélulas, hidropsiquideo (tricóptero sem casulo) e oligoquetas, bioindicadores de qualidade da água medíocre”.
Os cientistas alertaram para os riscos para a saúde humana e para o ambiente causados pela poluição da água do Ribeiro. Salientaram a importância de medidas para reduzir a contaminação e restaurar a qualidade da água. Esta descoberta servirá de base para a implementação de ações futuras com vista à preservação e recuperação deste importante recurso hídrico. Sabendo que a agricultura é uma fonte económica importante para a zona, seria importante uma ação de sensibilização para o uso correto de fertilizante e outros químicos ligados à agricultura.
Também foram avistadas, segundo os biólogos “espécies invasoras de plantas tal como a Erva-da-fortuna (Tradescantia fluminensis) e erva-gorda (Arctotheca calendula), e foram encontrados restos do que se pode relacionar com Lagostim-Vermelho-Do-Louisiana (Procambarus clarkii)”, mas sem avistamento do animal vivo.
A visita da turma 8B, no âmbito do projeto do Clube de Ciência Viva na Escola, proporcionou aos alunos uma experiência real e impactante, destacando a necessidade de consciencialização e ações individuais e coletivas para proteger e preservar os recursos naturais da localidade de Palmeira. O contacto direto com a contaminação da água do Ribeiro sensibilizou os estudantes sobre a importância de cuidar do ambiente e encontrar soluções para diminuir os impactes da poluição, garantindo um futuro mais sustentável.
You must be logged in to post a comment.