As abelhas são pequenas no tamanho, mas têm uma enorme importância para toda a vida na Terra. Sem as abelhas, para além de perdermos o mel e produtos agrícolas, a produção de animais para consumo iria sofrer grandes perdas, já que estes animais são herbívoros. A vida selvagem de uma forma geral também sofreria sem elas, uma vez que a vegetação seria drasticamente reduzida e, assim, todo o ecossistema seria afetado.
Já ouviste falar do conceito polinização? Bem, a polinização é o transporte do pólen de uma flor para a outra, e é através destas que as flores são fecundadas, começando o desenvolvimento de frutos e sementes. Pode ser feita pela água, por animais e por vento. O animal mais famoso pela capacidade de polinização e mais eficiente é a abelha, uma vez que esta é mais rápida, consegue voar em ziguezague e, após um tempo com a colónia instalada num certo local, consegue saber qual o melhor horário para recolher o pólen.
Gostas de melancia ou maracujá? Se sim, então gostas do que as abelhas fazem. Estes e muitos outros alimentos não existiriam ou seriam muito diferentes sem a polinização feita por estes insetos. Por exemplo, as beringelas seriam menores que maças.
Vamos agora falar da parte menos boa numa abelha, já que ao sentir-se ameaçada ou importunada por cheiros fortes ou vibrações sonoras, estas atacam a ameaça, ou seja, o ser humano, inserindo na pele do humano o seu ferrão. Só as abelhas fêmeas é que picam uma vez que os machos não possuem ferrão. Como o ferrão é um prolongamento do abdómen da abelha, estas acabam por morrer.
No entanto existem exceções, algumas espécies de abelhas não possuem ferrão (logo protegem-se como podem: umas mordem, outras enrolam-se nos pelos ou entram nos ouvidos, nariz e olhos), outras ainda, não sofrem auto- amputação, ou seja, não perdem logo o ferrão, podendo atacar a mesma vítima mais que uma vez. Apesar disso, a quantidade de veneno injetada costuma ser maior nas espécies que perdem logo o ferrão.
Quais serão então os sintomas da picada?
Após o ataque da abelha, podes sentir uma intensa dor e uma pequena inflamação na região afetada, a lesão costuma ter entre 1 a 5 cm de diâmetro e desaparece no máximo em dois dias.
Tal não acontece quando se é alérgico ao veneno da abelha e pode-se desenvolver reações anafiláticas. Neste caso, os sintomas da reação alérgica podem ser urticárias, inchaço dos lábios e olhos, hipotensão, vómitos, rouquidão, dificuldade respiratória, desorientação e perda da consciência.
A anafilaxia (reação alérgica severa) geralmente surge após uma segunda picada de abelha em pessoas alérgicas quando picadas pela primeira vez. Porém, o choque anafilático pode surgir mesmo em quem nunca foi picado antes por abelhas.
Se já foste picado por alguma abelha antes e desenvolveste algum destes sintomas que referimos, é importante procurares um médico para investigar a possibilidade de seres alérgico à picada deste inseto.
Mas o que fazer quando picado por uma abelha?
No caso de abelhas que sofrem auto- amputação, deves retirar o ferrão de imediato, raspando as unhas na pele ou qualquer outro objeto rígido, uma vez que quanto mais tempo o ferrão está na pele mais volume de veneno é injetado. Depois de retirares o ferrão, lava com água e sabão e aplica gelo no local. Se estiveres com dores, podes sempre utilizar um analgésico. Nas pessoas que sofrem reações alérgicas, o tratamento é feito no hospital, normalmente através de injeções intramusculares de adrenalina.
Concluindo…
Com a leitura deste artigo, já deves ter percebido que as abelhas têm um papel fundamental no ecossistema e a sua extinção traria graves consequências para a vida em geral, por isso, não te assustes quando vires uma abelha, ela só está a contribuir para o nosso bem.
“Quando as abelhas desaparecerem da face da Terra, o homem tem apenas quatro anos de vida.”
Albert Einstein
Bibliografia
http://www.mdsaude.com/2013/10/picada-de-abelha.html
http://www.bolsademulher.com/saude-mulher/picada-de-abelha-o-que-fazer-sintomas-e-como-evitar
You must be logged in to post a comment.