Protegendo a água, protegemos a vida

No dia 17 de abril, todos os alunos do 8º ano, da Escola Básica de Perafita, realizaram uma caminhada até à ETAR de Leça da Palmeira. Os objetivos desta visita foram: explicar o que são águas residuais; perceber a necessidade de tratar as águas residuais e perceber como funciona uma Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR). Além disso, também, foi abordada a temática do desenvolvimento sustentável.

No vídeo registado pelos alunos, com a duração de 19 segundos, podemos observar as instalações da ETAR de Leça da Palmeira. Assim, após a utilização da água no nosso quotidiano em inúmeras tarefas, como cozinhar, lavar roupa, tomar banho, entre outras, esta transforma-se em água residual e necessita de ser tratada para poder ser reutilizada. Segundo a nossa pesquisa, uma ETAR integra quatro fases de tratamento:

  1. Tratamento preliminar – Numa primeira fase, as águas residuais, produzidas pela população através do uso doméstico ou pelas indústrias, chegam à ETAR onde são filtrados e separados os resíduos de maior dimensão.
  2. Tratamento primário – Seguidamente, as águas residuais passam pela decantação primária, onde as partículas sólidas em suspensão são eliminadas por ação da gravidade.
  3. Tratamento secundário – As águas residuais sofrem um tratamento biológico, recorrendo ao uso de bactérias que digerem a matéria orgânica existente. Logo depois, passam pela decantação secundária, que permite o depósito das lamas resultantes da ação das bactérias.
  4. Tratamento terciário – Nesta etapa do tratamento, as águas residuais são submetidas a uma desinfeção e remoção de nutrientes. Removem-se as bactérias, os sólidos em suspensão, os nutrientes em excesso e os compostos tóxicos específicos, tornando-as mais puras. Depois de passar por este tratamento, a água pode ser usada na agricultura, na rega de campos de golfe, na rega de espaços verdes, na lavagem de ruas, entre outros.
  5. Descarga final da água – Finalmente, a água é devolvida à natureza em condições ambientalmente mais seguras.

 

 

 

Leonor Ferreira 8ºD, Isabella Cardoso 8ºD