O espaço “All Experience” segue a ideologia das Jornadas Mundiais da Juventude, que decorreram no Parque Tejo em 2023, e pretende dar voz aos jovens sobre o futuro que querem para as pessoas e o planeta, tendo sido estes os principais envolvidos na elaboração deste projeto. Este procura ser um espaço artístico de reflexão e união, que se materializa numa experiência variada e sensorial, que pretende sensibilizar o público para diversos temas prementes na sociedade, através de conteúdos audiovisuais, distribuição de pulseiras e vivências imersivas. A concretização deste espaço começou com a escolha dos oito pilares centrais, criados em parceria com a UNRIC (United Nations Information Centres) e com várias organizações sem fins lucrativos (ONG), integrados no movimento Act Now da ONU. Desde paz e amor, até a educação e futuro, todos estes temas estão incluídos na “All Experience”, que leva os participantes a refletir sobre os diversos aspetos da sua vida em sociedade.
«Queríamos que não fosse só uma conversa. Que fosse um momento de sensibilização ativa das pessoas», refere Gabriela Cunha, coordenadora de sustentabilidade.
Esta campanha culmina na “Box All Experience”, um espaço espelhado, onde se presencia uma experiência audiovisual imersiva de três minutos e meio, feita com recurso a inteligência artificial. Esta serve como lugar de reflexão e de difusão das mensagens dos pilares. Ao falar com os visitantes, percebemos que as opiniões se dividem. Enquanto alguns consideram a experiência relevante, bem conseguida e capaz de provocar a reflexão, outros esperavam mais e consideram-na pouco impactante. Não obstante, este lugar é mais que um sermão: “Quando usamos este espaço, que foi usado pela JMJ, este chega com um simbolismo muito forte de união, comunidade e conversas positivas. Nós queremos ter essa mesma carga positiva.” Gabriela Cunha, coordenadora de sustentabilidade”.
Para atingir essa positividade, os pilares e as suas mensagens estão ilustrados em murais ao longo das paredes do espaço. Através da diversidade de cores, figuras e espelhos, esta experiência mantém o seu tom sensibilizador, sem abdicar duma atmosfera «fun», e instagramável, que promove a conversa e a difusão das mensagens. Estes pilares foram também materializados na forma de brindes, as “Pulseiras All”. Cada uma delas é dedicada a um pilar e está associada a uma ONG, contendo mensagens como “All For Planet. Planet For All”. Estas podem ser adquiridas respondendo a um quiz sobre os vários pilares, participando na “Box All Experience” ou doando às organizações parceiras, como a Quercus.
No fundo, este ano o Rock in Rio traz-nos uma materialização dos valores e compromissos sociais, que, apesar de terem sido assumidos na altura da sua criação, há 40 anos, se mantêm muito relevantes e atuais.