O nosso lixo, a nossa praia e o nosso bem-estar!

Todos sabemos que a poluição é um flagelo, pois afeta todos os seres vivos, também devemos ter a noção que o planeta é o nosso lar, mas esquecemos frequentemente que esta nossa casa tem de ser partilhada com as outras espécies. Todos os seres vivos são importantes e cada um representa um papel fundamental nos ecossistemas. O impacto da poluição no equilíbrio dos ecossistemas é muito mais abrangente do que podemos imaginar, afeta todos os seres vivos, incluindo o ser humano, por isso devemos todos proteger o ambiente, dado que ao fazermos isto, estamos a proteger também futuro da nossa espécie.

Algo que me preocupa particularmente é o lixo trazido pelo mar, que se acumula no Porto de Abrigo da Nazaré, lixo este que resulta maioritariamente das atividades piscatórias realizadas na nossa costa.

No dia 16 de maio de 2024 participei numa ação de limpeza promovida pela minha escola, o Externato Dom Fuas Roupinho, tendo verificado que existia uma grande quantidade de lixo, como restos de redes de pesca, cordas, armadilhas de polvos, vários tipos de restos de plástico e grandes quantidades de beatas.

A maioria destes resíduos constituem produtos de plástico usados na atividade piscatória, que trazem consequências para os seres vivos, podendo mesmo entrar nas cadeias alimentares e serem consumidos na própria alimentação humana.

Restos de material de pesca

Todos nós sabemos que o plástico não é biodegradável, mas nem todos temos a noção de quanto tempo demora a  sua decomposição. Segundo a Surfrider Foundation, “o plástico demora até 400 anos para se decompor”, o que equivale a mais ou menos 13 gerações nossas.

Todos nós podemos ser “heróis do ambiente e do nosso bem-estar”, para contribuirmos para a diminuição deste problema basta, por exemplo, seguir a regra dos 3 R’s, reduzir, reutilizar e reciclar; e organizar e participar em campanhas de recolha do lixo que o mar leva até à nossa praia; contribuindo assim para uma consciencialização da população em geral e para um desenvolvimento mais sustentável.