Rock in Rio – energeticamente renovável!

O Rock in Rio é um dos eventos nacionais com maior renome internacional, revelando uma grande preocupação a nível ambiental e social. O tema deste ano foi a sustentabilidade, tendo sido feita uma grande promoção a nível nacional, dando assim uma maior força no que diz respeito a energias renováveis e redução de emissões de carbono. Os Jovens Repórteres para o Ambiente foram ao local divulgar o que de melhor se faz pelo ambiente em Portugal.
Em todo o recinto foi possível visualizar esta preocupação pela organização, nomeadamente, através da separação de resíduos, da limpeza do recinto ou da utilização de painéis solares no Palco Mundo.

Rock in Rio - energeticamente renovável!

Palco Mundo

Uma das personalidades que marcou presença num dos vários stands do recinto foi o secretário de Estado da Energia e da Inovação, Carlos Zorrinho, dando a conhecer um dispositivo para os carros eléctricos, uma aposta do Governo a favor do ambiente.
Segundo Carlos Zorrinho, “Portugal é um dos países da Europa com maior participação nas energias renováveis”. “20% da energia consumida no nosso país é renovável”, o que demonstra que a preocupação ambiental se faz notar tanto nos cidadãos, como nas empresas e no Governo. No entanto, as metas do Governo são ainda mais ambiciosas. Até 2020, Carlos Zorrinho prevê que 31% da energia consumida no país seja proveniente de fontes renováveis, aproveitando esta ocasião para divulgar a importância dos carros eléctricos, como veículo que não utiliza combustíveis fósseis, diminuindo as importações destes combustíveis no país, e que não emite dióxido de carbono para a atmosfera.
Para além da aposta em carros eléctricos, o Governo centra também atenções na componente eólica, solar e hídrica, sendo o segundo país da Europa que mais produz energia através do vento.

Rock in Rio - energeticamente renovável!_2

Professor Doutor Carlos Zorrinho, Secretário de Estado da Energia e da Inovação

As empresas portuguesas são exemplares na exportação de ideias relacionadas com as energias renováveis. O conceito Mobi-e, de dispositivos para carros eléctricos, vai ser apresentado na China no início de Junho deste ano. Assim, o Rock in Rio é um evento que proporciona às empresas portuguesas uma oportunidade para divulgar os seus conceitos ecológicos, abrindo portas ao mercado nacional e internacional ainda não explorado. No primeiro fim-de-semana deste festival, os Jovens Repórteres para o Ambiente puderam constatar que o Rock in Rio é realmente um evento que tem presente a importância de um desenvolvimento sustentável para nos proporcionar “Um Mundo Melhor”.

(Grupo A)

 

 

Rita Silva , Mariana Fernandes, Emanuel Franco