ODS 7 em Diálogo – Energia Acessível e Limpa

Dois amigos encontram-se num ambiente descontraído, como um café ou biblioteca, e falam sobre algo que nos diz respeito a todos: o acesso universal à energia e a importância das energias renováveis para um futuro mais sustentável. Com uma linguagem clara e acessível, especialmente pensada para os jovens, este vídeo mostra como pequenas conversas podem gerar grandes consciências. No final, a mensagem ecoa e inspira outros a agir pelo planeta.

Este projeto consistiu na criação de um vídeo com uma conversa entre dois amigos, num cenário que remete para um café ou uma biblioteca, onde foi abordado o ODS 7 – Energia Acessível e Limpa. O objetivo foi explicar a importância de garantir o acesso universal à energia até 2030. No diálogo, foram discutidas as energias renováveis e a forma como estas contribuem para proteger o ambiente e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Foi utilizada uma linguagem simples, de modo a facilitar a compreensão por parte de todos, especialmente dos jovens. No final do vídeo, os dois amigos surgem em mesas separadas e a conversa é escutada por outras pessoas em redor, que também se tornam mais conscientes da relevância do ODS 7.

Com a realização deste projeto, os alunos aprofundaram os seus conhecimentos sobre o ODS 7 e compreenderam melhor a importância da energia no mundo atual. Conseguiram transformar um tema complexo em algo acessível e fácil de entender. Ao longo do processo, aprenderam a redigir um guião, a trabalhar em equipa, a comunicar em frente à câmara, bem como a gravar e editar um vídeo.

As principais aprendizagens retiradas foram:

  • A energia contribui para melhorar a vida das pessoas;
  • As energias renováveis são benéficas para o planeta;
  • É essencial comunicar estes temas de forma clara e simples, para que todos os entendam.

O projeto foi desenvolvido em conjunto, seguindo várias etapas. Num primeiro momento, os alunos realizaram uma pesquisa sobre o ODS 7 e os diferentes tipos de energia renovável. Em seguida, elaboraram um guião com um diálogo entre amigos. As tarefas foram divididas entre ambos: desempenharam os papéis de atores, apoiaram-se mutuamente nas fases de gravação e edição. A filmagem foi realizada num local tranquilo, com ambiente de café/biblioteca, de forma a criar uma atmosfera natural. Por fim, o vídeo foi editado com legendas e efeitos simples.

Durante todo o processo, houve um trabalho colaborativo e partilha de ideias, com o objetivo de criar um produto final interessante e educativo.