Este desafio permitiu aos alunos explorar temas como “Diversidade biológica”, “Obtenção de matéria pelos seres heterotróficos e autotróficos”, “Transporte nas plantas”, “Ciclos de vida” e “Estratégias de reprodução”, promovendo uma aprendizagem ativa, significativa e interligada com o currículo.
A iniciativa destacou-se pelo seu caráter colaborativo. Os 48 alunos envolvidos repartiram tarefas de forma estratégica e criativa: desde a identificação de espécies com recurso a aplicações como iNaturalist, PlantNet e Google Lens, até à pesquisa detalhada e elaboração de ilustrações. As saídas de campo foram complementadas por momentos de análise e produção de conteúdos em sala de aula.
Um dos produtos finais foi o Caderno de Campo, desenvolvido com recurso à plataforma Canva, sendo compiladas fotografias, desenhos e informações detalhadas sobre cada espécie identificada.
Este projeto não só reforçou competências científicas e digitais, como também promoveu a consciência ambiental e o trabalho em equipa. A ligação à natureza foi um dos maiores legados desta iniciativa, demonstrando que aprender fora da sala de aula pode ser não só eficaz, mas também profundamente inspirador.