Missão Sado 2016

No passado dia 3 de Junho de 2016, os Jovens Repórteres do Ambiente (JRA) que foram premiados no Litter Less Campaign 2015/2016 em Portugal, realizaram a Missão Sado. Estiveram envolvidos numa iniciativa de recolha de lixo na Praia dos Coelhos na serra da Arrábida. Nesta atividade estiveram presentes o Instituto de conservação das florestas e a Associação Portuguesa de Lixo Marinho (APLM), bem como diversos técnicos da Câmara Municipal de Setúbal.

No passado dia 3 de Junho de 2016, os Jovens Repórteres do Ambiente (JRA) que foram premiados no Litter Less Campaign 2015/2016 em Portugal, realizaram a Missão Sado. Estiveram envolvidos numa iniciativa de recolha de lixo na Praia dos Coelhos na serra da Arrábida. Nesta atividade estiveram presentes o Instituto de conservação das florestas e a Associação Portuguesa de Lixo Marinho (APLM), bem como diversos técnicos da Câmara Municipal de Setúbal.arrabida

Com o elevado empenho de todos, foi possível recolher o equivalente a 9 sacos de lixo. Juntamente com os seus coordenadores (professores), os JRA assinalaram a presença de Carpobrotus edulis (chorão-da-praia) que é uma espécie invasora em Portugal, o que os levou a decidirem proceder à remoção de todos os exemplares aos quais conseguiram ter acesso de modo a ajudarem na erradicação desta espécie .

Após esta recolha, os JRA tiveram oportunidade de ter uma aula diferente sobre lixo marinho. Após a exposição do tema houve a possibilidade de colocar questões aos dois investigadores da APLM ali presentes.

Durante a tarde, realizou-se uma visita à Escola secundária de D. Manuel Martins onde, depois do almoço, aproveitaram para conhecer os jardins e a sala do futuro, que se constitui como modelo para construir mais 30 salas idênticas em todo o país. Foi também explicado e mostrado a maioria das melhorias efetuadas na Escola no âmbito do programa Eco-Escolas.

Por fim, viajaram num catamarã da companhia Vertigem Azul e discutiram assuntos relacionados com segurança a bordo e a existência de golfinhos. O momento mais esperado desta viagem foi mesmo a oportunidade de ver estes animais ao vivo, próximo da embarcação. Foi, sem dúvida, um dia muito bem passado, que nenhum dos presentes irá esquecer.

Inês Pinto, Beatriz Pinto, João Serra