Investigar Conservação “ex-situ”

Conhecer a importância dos Jardins Zoológicos na preservação da biodiversidade e conservação é um dos objetivos perante a sociedade, tanto ex situ (fora do habitat natural) como in situ (no habitat natural).

Conhecer a importância dos Jardins Zoológicos na preservação da biodiversidade e conservação é um dos objetivos perante a sociedade, tanto ex situ (fora do habitat natural) como in situ (no habitat natural).

A humanidade está a modificar os ecossistemas. Diversas são as iniciativas da cadeia mundial de Jardins Zoológicos de forma a manter a diversidade de espécies e fomentar a sua reprodução o quanto possível.

TIGRES

A preservação das espécies é um garante e compromisso do Zoo.

De destacar alguns dos melhores Zoológicos do mundo segundo o website, Top 10 melhores zoológicos do mundo. Desde o de “Melbourne” em Austrália, «o parque possui atualmente mais de 320 espécies, as espécies nativas australianas e outros animais de todo o mundo», de “Basel” na Suíça, «abriga cerca de 600 espécies diferentes», de “San Diego” nos Estados Unidos, «o zoológico possui mais de 650 espécies e subespécies. E (…) o primeiro a exibir os animais de uma forma menos presa», de “Singapura”,  «tem mais de 300 espécies, muitas das quais são espécies» em extinção e ainda o de “Pequim” na China, que «possui uma coleção de 950 espécies. (…) A variedade de animais chineses inclui pandas gigantes, jacarés chineses, tigres do sul da China», entre outros.
Inaugurado em 1884, surgiu o Jardim Zoológico de Lisboa. Localizado em Sete Rios, Lisboa, reúne um conjunto de 2000 animais de 332 espécies diferentes. De acordo com o website Jardim Zoológico, o zoo de Lisboa «Promover a educação para a conservação junto do público visitante foi, também, uma das principais preocupações». Atualmente possui novas instalações, «cuja coleção animal, espaço e atividades proporcionam uma aprendizagem atraente e eficaz».

Aliado à conservação e educação assume um papel ativo na proteção da Natureza. Corresponde a um espaço com «forte componente de entretenimento e diversão» segundo o website Jardim Zoológico. Integra a WAZA (Associação Mundial de Zoos e Aquários)  e a EAZA (Associação Europeia de Zoos e Aquários), entre tantas outras organizações – garantindo melhorar o bem-estar animal e a reprodução das espécies.

«ConservarEducar e Investigar são [os] pilares da ação do Jardim Zoológico», uma base comum aos restantes Zoos a nível mundial.

 

Filipa Murta, 02/01/2017

 

Referências bibliográficas:

 

Top 10 melhores zoológicos do mundo

http://www.zoo.pt/site/ozoo.php?contentid=27&subid=31

http://www.zoo.pt/site/ozoo.php?contentid=27&subid=32

http://www.zoo.pt/site/ozoo.php?contentid=27&subid=33

 

Filipa Murta