Cagarra…uma ave marinha!

"As cagarras encontram-se cada vez mais em decréscimo populacional devido a causas naturais (predadores naturais) e humanas (caças e capturas)."
cagarras

Autor Tomás Martins – http://www.flickr.com/photos/avesdeportugal/

As cagarras (Calonectris) são aves de migração, que vivem maioritariamente em ambientes aquáticos, habitando também as zonas costeiras na época de acasalamento/reprodução.
A dieta alimentar desta espécie é constituída por peixes e moluscos marinhos existente no seu habitat.

As cagarras encontram-se cada vez mais em decréscimo populacional devido a causas naturais (predadores naturais) e humanas (caças e capturas). Neste seguimento, ao abrigo de leis internacionais, é estritamente proibido a caça, captura ou destruição do habitat das cagarras.

A reprodução das cagarras é realizada em terra (ilhas) exigindo rituais de acasalamento de uma enorme complexidade (realizados por volta de Março). Esta reprodução é realizada sempre com o mesmo parceiro, e utilizando sempre o mesmo ninho ano após ano.  As crias oriundas deste ritual de reprodução nascem por volta de Maio e permanecem nos ninhos até Outubro, altura em que abandonam os ninhos com direção ao mar. Estas crias, regressam ao mesmo local passados cinco anos, para o seu primeiro acasalamento.

16444121_1241150212672186_1277689013_o

(ninho de uma Cagarra, Horta, Faial, Açores)

Portugal é o país do mundo com o maior número de cagarras, devido à posição geográfica dos Arquipélagos dos Açores e da Madeira, que é bastante propícia à reprodução destas aves. No Arquipélago dos Açores, as cagarras são a ave com maior expressividade numérica.

Estas aves emitem sons bastante característicos, e têm um período vital que pode chegar aos 40 anos.

Rafael Ferreira Simões