Partir à descoberta da Grande Rota do Zêzere, é uma proposta que contempla todo o caudal, desde a nascente deste rio, até à foz, em Vila Nova da Barquinha.
Será possível descer o rio em canoa e, a cada albufeira ou barragem, percorrer trilhos a pé ou de bicicleta em redor de aldeias.
O vale do Rio Zêzere é uma das unidades territoriais que compõem o território das Aldeias do Xisto e uma das áreas naturais de maior diversidade ambiental do país. A sua criação foi pensada para permitir aos utilizadores de usufruírem um contacto mais próximo com este património natural. O percurso só pode realizar-se de forma contínua e encadeada, por troços ou mesmo em circuitos multimodais, recorrendo a mais do que uma disciplina.
Percorre uma variedade de cenários, onde é possível apreciar a riqueza da fauna e flora da região, bem como a paisagem humanizada que se foi estabelecendo ao longo das suas margens.
Natureza e cultura humana juntam-se em matizes surpreendentes ao longo do trajeto, revelando um dos segredos mais bem escondidos do País.