Uma inocente largada de balões traz graves consequências para o ambiente e mais diretamente para os animais marinhos.
Os balões podem voar milhares e milhares de quilómetros e acabam por poluir os sítios mais longínquos, onde não existe presença humana.
Quem é que nunca lançou um balão ou deixou fugir um?
Os “simpáticos” balões são uma autêntica armadilha para os animais que contactam com eles pois estes não conseguem distinguir lixo e comida. Ao ingerirem restos de balões e outros plásticos os animais deixam de se alimentar pois continuam com a sensação de que não têm fome, o estômago mantém-se cheio durante muito tempo o que leva o animal a morrer à fome.
Sempre que os balões ficam sem ar ou se desfazem, estes podem cair no oceano e ser confundidos com medusas, uma das maiores fontes de alimento das tartarugas. Se estes simpáticos animais marinhos comerem os balões, as consequências até podem ser fatais.
Mesmo os balões biodegradáveis demoram imensos anos até se desfazerem e libertam químicos que prejudicam a saúde do nosso planeta.
Os animais costumam ser mais afetados pelos balões de látex, no entanto os b alões metalizados, estão na origem que algumas falhas energéticas
Por todos estes motivos, nunca mais lance balões, substitua-os por outros materiais festivos que não tragam consequências tão sérias como por exemplo, bandeiras de tecido ou papel ou bolas de sabão.
Na EBI da Boa Água já há muito tempo que não se usam balões a não ser para experiências no laboratório de físico-química.
You must be logged in to post a comment.