Perigo ambiental

Terrenos por limpar põem população e ambiente em risco, em Casal de Cambra

Infelizmente na nossa vila, é usual vermos terrenos urbanos cheios de lixo e mato. A não limpeza dos terrenos leva a que se criem situações de algum perigo para a população, nomeadamente para os moradores em seu redor.

Embora a lei diga que é obrigatório a limpeza dos terrenos em meio urbano, isso na prática não se verifica. Existem terrenos, que estão anos e anos sem serem limpos, como o exemplo da fotografia em cima, na Rua de Portimão, e que eu me lembre nos últimos anos só foi limpo uma vez pelo seu proprietário. (Devo acrescentar que o proprietário deste terreno, não mora na nossa freguesia.)

No caso deste terreno, e como podemos ver na foto, a sua vegetação está junto a uma habitação, pondo esta em perigo e todas as outras em caso de um possível incêndio. Mas infelizmente não é só, são já muitos os episódios de pessoas que dão de caras com alguns animais menos recomendáveis em zonas habitacionais, como cobras, ratos e ratazanas.

Infelizmente, há depois alguns, que criticam o proprietário da não limpeza do terreno, mas que o aproveitam para depósito de algum lixo dos seus próprios quintais, fazendo com que a visualização daquele espaço fique ainda mais desagradável e não contribuindo em nada para a sua segurança e saúde. Tudo isto com o aval da Junta de freguesia, que nada faz para punir os infratores.

Está na hora destes proprietários serem chamados atenção e assumirem as suas responsabilidades. Queremos e merecemos viver num meio seguro, limpo e agradável. Podemos e devemos exigir a sua limpeza.

Queremos uma vila mais limpa!