Bioblitz em Portugal

No mês de Outubro, nos dias 17 e 18 na Universidade do Algarve no Campus Gambelas, foi realizado pela primeira vez em Portugal o Bioblitz 2008,

img01_trabalho04No mês de Outubro, nos dias 17 e 18 na Universidade do Algarve no Campus Gambelas, foi realizado pela primeira vez em Portugal o Bioblitz 2008, que contou com a participação de alguns cientistas e biólogos que realizaram e demonstraram workshop’s sobre biodiversidade.

Durante o percurso de 24 horas de investigação sobre o Bioblitz, destacaram-se várias associações e centros de educação que se encontravam presentes para explicações e demonstrações sobre seus projectos, nomeadamente a Associação Sciaena , Associação Almargem, ERP, Centro de Ciência Viva de Tavira, Associação Bandeira azul e ANA.

Enquanto decorria todo este percurso entre as associações, encontrou-se pela frente muitas informações sobre seus projectos e actividades propostas ao público em geral, das quais se fizeram presentes algumas escolas primárias com a intenção de mostrar, desde cedo, como promover a melhoria do ambiente e como esse conhecimento pode ser importante para as proximas gerações. Neste contexto, fizeram-se algumas perguntas a várias crianças com idades compreendidas entre 5 a 8 anos: img02_trabalho04“descobrimos novas espécies de plantas e animais e devemos tomar conta delas”, “aprendemos coisas sobre a sobrevivência das formigas, entre outros animais” e “entendemos as formas de reciclagem relacionadas às cores dos eco-pontos e materiais recicláveis”.

Das entrevistas que se fizeram às associações presentes, obtiveram-se informações sobre os seus conteúdos, projectos e as suas
missões.

A ASSOCIAÇÃO BANDEIRA AZUL DA EUROPA que tem como função sensibilizar a população com fim de preservar o ambiente natural e desenvolver projectos de educação ambiental como o Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA), cujo um dos temas de trabalho é o ambiente urbano. No desenrolar dos dois dias de Bioblitz 2008, promoveu-se uma missão para os seus jovens repórteres, que vieram de diferentes localidades de Portugal e que se dividiram em grupos de duas pessoas, para a recolha de informações, pesquisas e curiosidades sobre o evento do Bioblitz.

img03_trabalho04A SCIAENA é uma associação que está integrada no ambiente marinho e costeiro de âmbito nacional e internacional. Para além disso a SCIAENA tentou comunicar e informar, valorizando a educação e o conhecimento.

Pretendeu-se dar o conhecimento científico destacando-se a opinião e actividades de todos os participantes. Sendo assim, pode concluir-se que como missão, executam programas e projectos de temas do ambiente marinho. Neste atelier ainda podiam observar várias espécies que se encontram na Ria Formosa.

A associação ALMARGEM depende do esforço dos seus membros e apoiantes para continuar com a sua luta contra a desflorestação. Esta é uma das principais associações que tem trabalhado voluntariamente para a preservação do grande património natural e cultural do Algarve.

img04_trabalho04Já a ERP é uma das responsáveis pelo tratamento e reciclagem de electrodomésticos velhos e usados, como por exemplo: televisão, frigoríficos, arcas, entre outros, que por sinal são muito prejudiciais ao ambiente.O CENTRO DE CIÊNCIA VIVA DE TAVIRA trata-se de um espaço destinado ao público em geral que possibilita às escolas e aos professores utilizarem este recinto como uma fonte de aprendizagem para a ciência. Este projecto tem como destino orientar os alunos de diversos anos de escolaridade.

A ANA consiste num sistema de monitorização de aeroportos e inside no controlo de avifauna que se trata de um registo diário das observações feitas por aves treinadas, como nos demonstravam no seu atelier, com duas espécies diferentes de aves.

Este evento contou com informações a nível de cinema e palestras guiadas por biólogos especializados em diversos temas. O cinema, juntamente com dados visuais mostrou curiosidades de diferentes povos , suas culturas, costumes e a sua forma de vida nos dias que se seguem. As palestras assistidas davam a conhecer um guia completo sobre diversas espécies de animais carnívoros, herbivoros, anfibios e répteis juntamente com seu diversificado habitat e meio de sobrevivência.

img05_trabalho04Por fim deu-se a cerimónia de encerramento no final de tarde do dia 18, onde estiveram presentes todos os cientistas e biólogos que no decorrer desses dois dias guiaram e partilharam os seus conhecimentos com os estudantes, professores, repórteres e visitantes. Estes profissionais encerraram a sessão com um breve discurso e com uma grande satisfação por terem superado as suas expectativas, encontrando mais de 156 espécies nas várias categorias e 13 ordens de insectos.

O Bioblitz 2008 terminou com grande satisfação e isso partiu do grande esforço feito pelos seus organizadores, participantes, apoiantes e colaboradores.

Este ano o Bioblitz foi um sucesso, espera-se com grande expectativas o Bioblitz 2009 que já vem com grandes planos, pois vem como ideia inicial ser criado num âmbito marinho valorizando ainda mais as belas e variadas espécies submarinas.

Tiago Figueiredo , Fayrah Oliveira.