O que é o Rock in Rio para além da musica?
A Cidade do Rock está de volta à cidade de Lisboa e os Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA), marcam presença pela terceira vez consecutiva. Os propósitos mantém-se!
“Por um mundo melhor” continua a ser a voz que guia a organização do Rock in Rio (RIR), preocupada em fornecer um momento marcante na vida de cada visitante, mas também, em associar a brand a projetos de ação social e sustentabilidade ambiental. Mas, qual a expressão deste mote no consumidor principal deste evento?
Para sabermos tudo isto, no dia 25 de maio, dia dedicado a grandes bandas do metal, numa amostra de 75 pessoas (sem definição de idades ou sexo, excluindo crianças), registámos o que os consumidores do evento conhecem bastante associado ao RIR, para além dos concertos, música e artistas, sendo que os valores finais são bastante expressivos.
O valor mais eloquente, o entretenimento (48%), traduz a principal razão pela qual o público se desloca ao RIR. Desta grande fatia, destacamos alguns componentes como o consumo de álcool, o reencontro de amigos e a diversão. De seguida, os 23% relativos a Cidade do Rock, representam as espectativas do público em relação aos stands dos patrocinadores associados (brindes) e a animação nas novas atrações (Rock Street e Dance Street).
Como menos relevância, entre 1% a 4%, os valores Ambiente, Ruído, Voluntariado e Projetos Sociais, representam algumas questões importantes associadas ao RIR, que através desta pequena sondagem ilustram a sua fraca expressão na mentalidade do público geral que a organização do evento tanto quer despertar.
Mas a percentagem mais intimidante desta sondagem é a fatia pertencente ao NS/NR (não sabe/não responde), que neste caso, trata-se apenas de situações de NS. Neste sentido, e tendo como garantido que a música no RIR não representa metade da sua ação, consideramos que se torna uma percentagem preocupante e que questiona a eficácia de toda a parte promocional e planos de ação do mesmo.
A reter desta amostra, concluímos que a maioria das pessoas desconhece o poder que a organização do RIR lhes coloca no momento da compra dos ingressos, de participar ativamente por um mundo melhor.Reservamos também a nossa opinião para o ponto de promoção destas temáticas, sendo que, apesar das várias ações elaboradas pela organização do evento ao longo do ano, é ainda fundamental um alcance maior, visto que na nossa pequena sondagem, poucos foram os visitantes que reconheceram os projetos sociais inerentes ao RIR.
Mariana Dias
You must be logged in to post a comment.