Tendo em conta que os transportes de e para a Bela Vista representam 50% das emissões do festival e de modo a promover e sensibilizar para uma mobilidade mais sustentável, a organização do Rock in Rio criou nove parcerias com empresas de transporte de passageiros, de forma a facilitar o acesso das pessoas ao recinto.
Os festivaleiros que vêm das redondezas podem aproveitar as parcerias com as operadoras metropolitanas, entre elas a Fertagus e CP que têm ofertas especiais nos bilhetes metropolitanos. Para os que viajam de longe há também oportunidades para aproveitar junto da CP e da RedeExpressos. Segundo Carla Silva, Diretora de Marketing da CP, este ano houve muita procura dos serviços ferroviários, especialmente pelas viagens de longo curso.
Um dos incentivos à adesão a estas alternativas sustentáveis tem sido o ROCKcard e o Rockpass, que podem ser adquiridos junto dos ingressos para o festival. São bilhetes combinados que permitem aos fãs do Rock fazer todo o percurso em carril, com o ROCKcard CP e Metro, ou com os autocarros da Rede Expressos e Metro, com o Rockpass.
Para aqueles que vêm de Espanha, foi criada a oportunidade de viajar a partir da MasQueTicket, que disponibiliza viagens organizadas de ida e volta, vindas de todo o país. Segundo a vice-presidente do Rock in Rio, Roberta Medina, em edições anteriores havia oportunidade para vir a pedal com a garantia de segurança. Devido à reduzida adesão desta modalidade na última edição, este ano os utilizadores de bicicletas terão de contar apenas com o estacionamento à porta do metro.
Existem ainda novidades por parte da Uber e da Galp. A Uber junta-se ao festival com uma organização das entradas e saídas da Bela Vista. Por parte da Galp serão disponibilizados shuttles elétricos e tuk tuks gratuitos para percursos entre a estação CP Roma/Areeiro e o recinto da cidade do Rock e entre a estação de serviço Galp Av. Gago Coutinho e o local do festival.
Adesão da população
A Carris alargou os horários até às 03:00 em duas carreiras, garantindo a diversão pela noite dentro, com a garantia de transporte de volta a casa.
Com tantas possibilidades para a deslocação, qual terá sido a adesão dos festivaleiros e como chegaram ao Rock in Rio? Após a aplicação de um inquérito com 51 respostas, concluímos que 40% da população se deslocou de automóvel particular, tendo 8% combinado este modo com o comboio, metro ou tuk tuk. 30% utilizaram o transporte público na totalidade da viagem. Finalmente, os que vivem nas redondezas do recinto decidiram vir a pé e representam 6% da população. Em relação ao sucesso da divulgação das parcerias, apenas 9 inquiridos não conseguiram identificar uma alternativa ou parceria com uma transportadora. Finalmente a nova parceria com a Uber garantiu uma repartição de 6%. A maioria dos inquiridos está na faixa etária dos 20 aos 30, seguindo-se a faixa etária dos 30 aos 40.
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