A importância dos Espaços Verdes Durante um mês, trabalhámos num jardim com cerca de 966 m2, passando grande parte do tempo próximos de espécies que desconhecíamos, mas apercebemo-nos sobretudo sobre a sua importância no espaço escolar. Durante o mês de Fevereiro, para a disciplina de Biologia e Geologia, realizámos um trabalho dentro do tema da Sistemática cujo objetivo era identificar as características ambientais de um determinado local na escola mas, acima de tudo, identificar as espécies presentes nesse local para averiguar a imensidão da biodiversidade presente no terreno.
Depressa apercebemo-nos da grande biodiversidade composta por espécies, na sua maior parte, que foram trazidas para o jardim, sendo que as originais representavam um número reduzido relativamente às primeiras.
Pelo facto de termos encontrado tantas espécies diferentes, com diferentes tamanhos, formas e cores, não só no nosso local de estudo mas também por toda a escola decidimos escrever este pequeno texto para apresentar uma ideia subjetiva sobre aquela que nós achamos ser a sua importância na escola. No entanto, não podemos deixar de referir primeiro a importância que os funcionários, especialmente, os jardineiros, têm na manutenção e preservação dos
espaços tão belos espalhados pela nossa escola. Eles trabalham o dia todo nos jardins
sempre na tentativa de os tornar mais atrativos, mais limpos e propícios ao desenvolvimento das espécies. Falámos com um dos responsáveis que se mostrou não só bastante útil para o nosso trabalho como um verdadeiro apaixonado pela Biologia, com especial interesse no conhecimento das espécies, que o Sr. Zé Júlio até sabia dizer em latim o nome das espécies.
É este tipo de interesse, que o responsável pelos jardins demonstrou, que permite que alunos como nós ganhem interesse por saber mais e olhem para as espécies que os rodeiam todos os dias de forma diferente.
Passamos grande parte da nossa juventude na escola e parece que nos esquecemos do seu valor, não só ao nível do ensino, como também enquanto espaço de aprendizagens simples como: o respeito, a partilha, a responsabilidade, etc.