A intervenção da Parque Escolar na Escola Secundária de Arouca

Jovens repórteres para o ambiente – projeto VERDE VIVO – Escola Secundária da Santa Maria

O fim do processo de requalificação da ESSM (Sintra) pela Parque Escolar, coincidiu com a entrada da troika em Portugal, 12 milhões de euros depois a escola ficou por sua  conta, sem recursos para, entre outros, a manutenção dos espaços verdes exteriores. O sistema de rega gota-a-gota começou a avariar. Árvores autóctones morreram, exóticas cresceram. O que correu mal? O que pode ser feito? Qual pode ser o contributo de cada um de nós? Como é que outras escolas estão a lidar com problemas idênticos?

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O Programa de Modernização do Parque Escolar destinado ao ensino secundário visa, no essencial, requalificar e modernizar os edifícios das escolas com ensino secundário, repondo a eficácia física e funcional, numa perspetiva de criar condições para a prática de um ensino moderno, adaptado aos conteúdos programáticos, às didáticas e às novas tecnologias de informação e comunicação.

Criar um novo modelo de gestão das instalações, garantindo uma otimização de recursos instalados e uma correta gestão da conservação e manutenção dos edifícios após a intervenção, foram os objetivos iniciais da Parque Escolar (PE).

A PE “teve mais olhos que barriga”, ao promover projetos de requalificação de demasiada grandiosidade para as realidades financeiras e económicas do país em geral, locais e regionais em particular.

O esbanjamento que se verificou nos projetos de arquitetura, de engenheria, nos materiais utilizados, nos equipamentos instalados, contrastam com a escassez, se não mesmo inexistência de verbas para as escolas pagarem as contas acrescidas de funcionamento e de menutenção. As escolas são deixadas entregues à sua sorte, o que, nas circunstancias atuais de contenção orçamental do Ministério da Educação, quer dizer ao abandono, ou quase.

A PE modernizou e reconstruiu grande parte das escolas das áreas metropolitanas do país e tambem algumas pelo país fora.

Uma das escolas intervencionadas pela PE foi a Escola Secundária de Arouca (ESA), no concelho de Aveiro, onde decorreu o Seminário Jovens Reporteres para o Ambiente 2013, nos dias 16 e 17 de novembro e onde esteve presente uma delegação da Escola Secundária de Santa Maria (ESSM) constituida por 6 alunos e um professor.

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Apesar da requalificação da ESA, que lhe deixou edificios modernos e funcionais,  ter terminado há apenas 2 anos pudemos constatar que os espaços verdes exteriores estão completamente desleixados e ao abandono.

Bons exemplo desta situação são as árvores mortas, as árvores que não são limpas as ervas invasoras, que são também o reflexo da falta de envolvimento da comunidade escolar em torno dos projetos de requalificação.

Se o dinheiro é essencial, não menos importante é conquistar alunos, professores, funcionários, para ações, iniciativas e atividades de apropriação dos espaços verdes, da ESA, para tranformar e manter os espaços verdes cuidados, melhorando o ambiente escolar de forma duradoura e sustentável.

Sintra, 15 de março de 2014

Henrique Antunes, Nº13,   turma 11L, 18 anos