Em 2020 Portugal era o único país do sul da Europa que não possuía legislação para a elaboração do plano de mobilidade urbana sustentável. A Europa tem vindo a implementar gradualmente a obrigatoriedade de elaboração deste plano, considerando o papel determinante do planeamento. Felizmente, Portugal mudou, e já faz parte dos países com um plano de mobilidade urbana sustentável.
No nosso país já há muitas cidades que tomaram medidas de acordo com este plano, como por exemplo Braga, a minha cidade. Braga quer dar prioridade aos peões e aos transportes sustentáveis, como as bicicletas e os transportes públicos e deixar para trás o uso dos automóveis. Para isso, melhoraram as ciclovias e os acessos dos peões e criaram vias partilhadas impondo o limite de velocidade de 30 Km/h.
Em Braga as pessoas ainda preferem usar o carro em vez do uso dos transportes públicos ou de andar a pé, o que é preocupante. Para mudar isso a Câmara Municipal, à semelhança do que já acontece com trotinetes elétricas, vai disponibilizar um sistema de bicicletas públicas que possibilite a todos – residentes, trabalhadores e turistas – começar a utilizar a bicicleta, a par da trotinete para deslocações quotidianas.
Esta vai também criar corredores exclusivos para a circulação de transportes públicos, que permitem reduzir os tempos de deslocação para os seus utilizadores e trazem vantagem competitiva em relação ao veículo individual motorizado.
O município de Braga também já promove a utilização do School bus – transporte especializado de crianças – para algumas escolas do conselho e o sistema “Kiss and go” – zonas junto às escolas, assinaladas a azul, que permitem a paragem momentânea dos automóveis para a saída de crianças. Estas medidas têm como intuito reduzir o congestionamento automóvel no perímetro das escolas contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população.
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