É muito frequente encontrar este tipo de situações nas cidades. No mobiliário urbano onde são colocados anúncios e os quais, acabam por se degradar pelo efeito da chuva, do vento, do calor e do frio. Os flyers deixados nos carros, muitas vezes são esquecidos ou nem sequer são vistos e, por isso, não são retirados, o que pode levar a que durante a viagem estes vooem provocando lixo nas bermas das estradas. A maior parte destes flyers são feitos de papel plastificado o que torna a sua degradação muito mais lenta e este lixo pode mesmo acabar no mar. A publicidade recebida na caixa do correio, num grande número de casas o seu destino final pode não ser o mais correto, acabando no lixo comum, ou no chão, em vez da reciclagem.
Muitos municípios já começaram a adotar medidas para combater a poluição provocado pela publicidade. Para publicitar algo num espaço público será necessário pedir um licenciamento, e no qual as pessoas têm de cumprir regras para o puderem fazer e a não realização pode levar ao pagamento de uma multa, mas, no entanto, muitas vezes este licenciamento não é feito e a taxa de utilização ou a multa não é paga.
No caso de Lisboa, já se proibiu mesmo a afixação de cartazes no espaço público, através da colagem ou de métodos como pregar, podendo ser utilizado outros métodos como telas, pendões e bandeiras. A partir do método de colagem as pessoas acabam por se desleixar mais, não tendo a preocupação de retirar o anúncio do local, estragando mesmo a estética da paisagem urbana, raramente este tipo de lixo é limpo e quando é limpo, é por funcionários e não pelas entidades responsáveis pela publicidade, sendo a limpeza feita pelos funcionários da autarquia, pagos pela Câmara do local em questão, com dinheiro público, estas verbas podiam ser utilizadas para investir na educação, equipamentos desportivos ou lazer.
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