A barragem do Cabril no rio Zêzere é uma das maiores barragens portuguesas e origina uma das maiores reservas de água doce do país. É uma das mais altas construções de Portugal. Com cerca de 50 anos de idade, esta construção feita de maneira rudimentar, foi construída sem recurso a maquinas, o que se tornava difícil a sua construção.
Tem como utilidade o abastecimento de água potável para a Grande Lisboa, os concelhos de Pedrógão Grande, da Sertã e de Castanheira de Pêra. É de frisar a sua utilidade ao nível de abastecimento de energia eléctrica. Também é importante para precaver cheias, mais precisamente na baixa de Lisboa. Devido à sua vasta albufeira, esta construção ancestral também nos oferece actividades de lazeres aquáticos, a fim de visitar pessoas a visitar o território.
É também possível visitar o seu interior e devido ao seu meio século de existência que o torna como um espaço de visita mais atractivo. Do ponto de vista turístico do concelho e devido ás suas águas, que são bastante procuradas para actividades aquáticas e pelos amantes da pesca desportiva.
Neste âmbito também é importante para a região do Pinhal Interior Norte, pois são locais como este que dinamizam a economia local. Esta albufeira oferece um dos melhores quadros náuticos em espaços rurais, e permite revitalizar a zona e ser um ponto de atracção, que dever ser preservado pela população local, de forma a dar exemplos de boas práticas ambientais, de forma a preservar a riqueza de recursos naturais, quer de forma a incentivar uma boa conduta para as gerações futuras.
São sítios, locais e paisagens como estas que merecem a preservação, e que por vezes nos esquecemos da ajuda que a natureza nos pode dar.
You must be logged in to post a comment.