Agricultura na Serra de Aire e Candeeiros

No passado dia 9 de Maio de 2013, foi realizada uma visita de estudo no âmbito da disciplina de Biologia e Geologia. A visita de estudo consistiu em estudar os vários tipos de rocha e os vários tipos de modelo cársico da Serra de Aire e Candeeiros.
Nesta área é muito comum a prática de agricultura, neste caso, de subsistênciai,sto é, é a produção de alimentos pelas próprias, para consumo próprio. É caracterizada pela baixa produção e utilização de recursos técnicos pouco desenvolvidos, sendo basicamente utilizados instrumentos tradicionais como a enxada, a foice ou o arado, e os produtos são invariavelmente, milho, batata, feijão e hortaliças. Além disso, o costume é trocar os excedentes por outros produtos que não são produzidos naquele terreno em particular.
Para que este tipo de agricultura seja possível é necessário que os terrenos da região se tornem cultiváveis. Então, os habitantes da zona têm de remover os vários fragmentos de rocha, erodida, dispersos pelo terreno.Estes fragmentos são depois utilizados para fazer muros, para proteger as plantações de seres vivos herbivoros que as possam danificar ou mesmo destruir. Devido às várias características adversas do terreno a impossibilidade construção de furos e poços, obriga os habitantes a arranjarem métodos alternativos de armazenamento de água, tais como cisternas. As cisternas são construídas nas reentrâncias das rochas ou em pequenos algares, dada a sua impermeabilidade; nas habitações, a chuva era recolhida dos telhados e transportada para as cisternas através de caleiras. Depois, a água seria reutilizada para regar as plantações.
Graças ao facto de haver grandes percentagens de precipitação no Inverno o rendimento das cisternas é elevado, pois irá recolher muita água que vai possibilitar a hidratação dos solos/ plantações.
Concluindo, para tornar a Serra de Airee Candeeiros uma área habitável os locais viram-se obrigados a enfrentar condições adversas, graças aos mesmos a serra é hoje um de grande interesse turistico, nomeadamente devido ao variado ambiente cársico.

SAM_2391

SAM_2393

SAM_2394

Guilherme Luís