Água mais, desperdício menos

O festival conta com inúmeras iniciativas que trataram este recurso essencial de modo a reduzir o desperdício e aumentar a sustentabilidade de todas as questões associadas. A Câmara Municipal, juntamente com a EPAL e a Serra da Estrela, são parcerias que têm o objetivo de promover hábitos sustentáveis no que toca à utilização da água como recurso essencial no Rock in Rio, a sua reutilização, para rega e o projeto de reflorestação da marca Serra da Estrela.

A distribuição da água

Água disponibilizada nos 25 bebedouros ao longo do recinto do Rock in Rio.

A água é um elemento essencial à vida e, sendo ela inevitável, não pode faltar num festival de música como o Rock in Rio. Esta, captada pela EPAL originada da barragem de Castelo de Bode forneceu para os 25 bebedouros ao longo do recinto. Esta água permanece fresca durante a tarde e, qualquer pessoa pode encher os seus copos reutilizáveis ou até as garrafas de água as vezes que quisessem, para se manter hidratada. A água utilizada no Rock in Rio é transportada e tratada nas ETAR´s do rio Tejo e mais tarde devolvida ao rio, e outras como a ETAR de Beirolas com o projeto “Água +” são novamente filtradas e reutilizadas para o uso da rega no Parque da Bela Vista.

Para desenvolver a sustentabilidade foram realizados no Parque Urbano da Bela Vista com uma parceria com o Rock in Rio, como também, com as Águas do Tejo Atlântico e a Câmara Municipal de Lisboa são efetuados testes de utilização de água residual para a rega de espaços verdes que é feita durante o início do dia, através de licenças e a motorização da qualidade de água.

O ciclo das garrafas Serra da Estrela

Recolha de garrafas de água vazias para a sua reutilização e reflorestação.

A iniciativa da marca Serra da Estrela no RiR acelera um processo logístico e de distribuição longos quando as garrafas de plástico após a sua recolha são transportadas juntamente com a sociedade do Ponto Verde para serem recicladas e reutilizadas para dar novas vidas a estas garrafas.

Neste recinto, o projeto de reflorestação com a ISNF, presente desde 2002 criada para que em cada 30 garrafas de plástico recolhidas ou uma garrafa vendida, uma árvore seria plantada na Serra da Estrela. Afirma Rita Geraldes, Gestora de Marketing da Água da Serra da Estrela, “A parceria consiste muito em contribuir para uma causa comum, tal como o Rock in Rio. Se estamos aqui a marcar a sua presença, não estamos só para refrescar mas também para contribuir para um mundo melhor. Fechamos um ciclo e unimos forças”.

 

 

Carlos Borges , Diogo Martins, Inês Amaral , Nadja Pereira, Raquel Rodrigues