O Projeto Eco-Escolas tem vindo a ganhar consistência desenvolvendo muitos contactos para a execução de várias atividades e solicitando a colaboração de entidades que fazem parceria com o nosso Agrupamento Dr. Flávio Gonçalves. Para além das atividades já realizadas ou ainda em curso, nomeadamente «ECO-TRILHOS», «PINTA NO ECOBAG»; «ROUPAS USADAS NÃO ESTÃO ACABADAS» «O MAR COMEÇA AQUI», «BRIGADA DA FLORESTA», «ONDE ESTÁ O ECO LÁPIS», WASH, as orientações regulares veiculadas pela Eco-Escolas Nacional, assim como a formação facultada, têm sido uma mais valia para a dinamização do programa. A divulgação do projeto tem sido feita através do site criado para o efeito https://sites.google.com/aedfg.edu.pt/eco-escolas, da página web do agrupamento e do jornal online FGNotícias, contando com a colaboração do Conselho Eco-Escolas e de toda a comunidade educativa.
Neste âmbito, as alunas elementos do Conselho Eco-Escolas e um membro da equipa do FGNotícias, professora Paula Soares da Costa, participaram numa formação webinar (já disponivel no site do Eco-Escolas do Agrupamento) e partilham a sua experiência.
No dia 26 de fevereiro, nós participamos numa sessão de formação da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), «Jovens Repórteres do Ambiente», por videoconferência.
Aprendemos os passos para a realização de uma reportagem, para um trabalho fotográfico e podcasts. Ficamos a saber que podcast se trata de uma forma de publicação de ficheiros multimédia na Internet, em que os mesmos ficam disponíveis para que o consumidor os escute quando quiser, não é um programa ao vivo, podendo mesmo ser descarregado.
Esta formação destinou-se a divulgar a ABAE e, ao mesmo tempo, incentivar os participantes para a observação ambiental.
Gostamos de participar e o nosso objetivo é colaborar e sensibilizar os nossos colegas para uma escola mais ecológica.
Ana Clara Rebelo, Lara Cunha e Maria João Vieira 5º ano
Sexta-feira, dia 26 de fevereiro, estivemos presentes na palestra do projeto “Jovens Repórteres do Ambiente”, com o principal propósito de nos instruirmos sobre o jornalismo em si.
Aprendemos, mais detalhadamente, sobre como fazer uma boa reportagem e, sobretudo, que devemos dar atenção aos pequenos pormenores, pois estes são muito importantes para uma crítica de observação completa e, posteriormente, a elaboração de uma composição esclarecedora. Foi feita a apresentação de vários erros que são muito comuns e vimos de que forma podemos evitá-los. Também ficamos a conhecer melhor os atos que devemos realizar e como estudar o “terreno” em que vamos agir. Descobrimos mais sobre a plataforma JRA e também como inserir os trabalhos na mesma.
Esta formação foi uma experiência educativa única, porque aprendemos imenso sobre diversos assuntos relacionados com o jornalismo e consideramos que a mesma foi de grande utilidade para o nosso desenvolvimento, agora académico e, futuramente, profissional. Ficamos muito gratas por termos tido esta oportunidade de aprimorar os nossos conhecimentos e de podermos contribuir para um melhor ambiente.
Carlota Terroso e Jéssica Costa 8º ano
Tenho acompanhado com interesse a dinamização do projeto Eco-Escolas no nosso Agrupamento, as diligências feitas para que a ambiente seja melhorado e a sustentabilidade esteja bem enraizada nas ações do quotidiano, tanto nos espaços escolares, como familiares ou comunitários. Desta forma, participei nas formações da ABAE, nomeadamente na Formação dos «Jovens Repórteres do Ambiente» e «Passeio pelo Jardim/ Visita Virtual ao Jardim Zoológico de Lisboa» no dia 3 de março, para assinalar o Dia Mundial da Vida Selvagem.
É dever de todos preservar e zelar pela conservação da biodiversidade.
A Organização das Nações Unidas declarou 2021- 2030 como A Década para a Recuperação dos Ecossistemas, dado que são muitos os ecossistemas destruídos e pretende-se a sua recuperação, com atitudes simples, mas responsáveis.
Que podemos nós fazer?
Compromete-te e não ignores porque queremos um PLANETA MELHOR PARA TODOS!
Professora Paula Soares da Costa