O amianto é uma fibra mineral natural com textura sedosa, que é extraída de rochas, cuja composição química consiste em silicatos hidratados de ferro e magnésio, mas também pode conter cálcio ou sódio. Esta fibra pode ser encontrada na natureza em duas famílias de minerais: as Serpentinas – amianto branco (Crisólito); e as Anfíbolas: amianto castanho (Amosite), amianto azul e outros.
Desde há muito tempo que se sabe que o amianto tem características que o tornam particularmente útil na indústria da construção; por exemplo, tem propriedades tais como: elasticidade, resistência mecânica, bom isolamento térmico e acústico, elevada resistência a altas temperaturas, a produtos químicos, à putrefação e à corrosão). Assim, na construção civil, este material é usado para fabricar telhas de fibrocimento (cerca de 85% do consumo mundial), revestimentos e coberturas de edifícios, gessos e estuques, revestimentos à prova de fogo, isolamentos térmicos e acústicos e revestimentos de tetos. Mas, a sua incombustibilidade (resistência ao fogo) foi a propriedade que mais se destacou neste material, justificando a sua ampla utilização noutras indústrias, como por exemplo na indústria têxtil para a produção de tecidos à prova de fogo, a serem usados nos fatos dos bombeiros. Entretanto, a amianto já foi utilizado em mais de 3000 produtos, havendo aplicações específicas para os diferentes tipos de amianto.
Entretanto, a comunidade científica descobriu que o amianto pode ser tóxico. A investigação demonstrou que o problema do amianto está na inalação das fibras libertadas para a atmosfera. As partículas do amianto, uma vez inaladas, nunca mais se libertam do organismo, e estas fibras provocam várias doenças, que podem aparecer décadas depois de o indivíduo ter inalado as fibras de amianto. A libertação destas fibras no ar apenas ocorre quando os materiais que as contêm estão sujeitas a más condições de conservação. A exposição ao amianto pode causar as seguintes doenças: asbestose, mesotelioma, cancro do pulmão e ainda cancro gastrointestinal.
Webgrafia
https://www.dgs.pt/saude-publica1/amianto.aspx (consultado a 20/10/2019)
Bibliografia
Hankin, R. (1998) Gemas, Cristais e Minerais. Lisboa: Eddições 70.
You must be logged in to post a comment.