Com a pandemia, o consumo de embalagens de plástico aumentou extraordinariamente, muitas pessoas optam pelo take-away, que, além das embalagens serem de plástico, ainda provoca o desperdício de alimentos. As compras online também são um fator que influencia muito este aumento, pois com os avanços tecnológicos, nós temos a possibilidade de fazer compras a partir de casa e, cada vez mais, essa tem sido a nossa escolha. Evidentemente, não paramos para pensar nos “contras” que esses avanços e facilidades nos trazem. Cada produto que encomendamos vem embalado em plástico, cada plástico é individualizado de acordo com a marca do produto e no final todas essas embalagens vão para o lixo. Geralmente, no mês de dezembro, a quantidade de resíduos é ainda mais elevada que nos outros meses. Devido ao Natal e ao Ano Novo, o lixo fica cheio de papéis de embrulho, sobras de comida, embalagens dos alimentos ou até mesmo dos presentes. E o maior problema é que muitas pessoas não reciclam o que deve ser reciclado.
A questão que devemos colocar é porque é que a reciclagem, sendo um assunto tão falado e tão importante, ainda não é praticada por todos e insistimos em destruir o planeta. Porque é que só algumas pessoas se preocupam com o aumento da produção de resíduos e com o facto de muitos produtos recicláveis estarem a ser colocados em aterros. Como refere Carmem Lima, coordenadora do Centro de Informação de Resíduos da Quercus, “A pandemia tem sido devastadora no consumo de recursos, principalmente descartáveis, na produção de resíduos e na diminuição de separação do lixo, num período em que o combate às alterações climáticas devem ir muito além da eletrificação”.
A reciclagem é necessária para a sustentabilidade do nosso planeta. É obrigação de todos, na sociedade, se responsabilizarem por separar o seu lixo, não desperdiçar, evitar o consumo desnecessário de produtos e preocupar-se com o planeta.
Um novo ano se inicia e temos a chance de mudar os nossos hábitos para podermos tornar o nosso futuro e o do planeta melhor. Sempre é tempo de recomeçar, por isso vamos escolher um futuro sustentável. Faça a sua parte!