A biodiversidade que se pode observar à volta da escola apresenta-se sempre em constante transição, mostrando um aumento na quantidade de flora, tanto na horta como nos espaços exteriores da escola que têm permanecido desde 2020. Apesar de que em anos anteriores houve tentativas de criar pequenas hortas, esta iniciativa fez com que fosse possível tornar esta ideia em algo maior do que podemos observar hoje.
A horta que podemos encontrar neste momento surgiu há 3 anos atrás, em 2020, e tem sido mantida até hoje pelos alunos. Esta tem como objetivo abordar temas como a agricultura biológica e o consumo sustentável. Nesta horta biológica é plantada diversos vegetais e frutos como: morangos, alfaces, abóboras, salsa, etc.. que todos os dias os alunos se comprometem a cuidar. A horta vertical encontra-se no terceiro andar do edifício e a horta térrea na parte de baixo, aproveitando o espaço do solo disponível para cultivo.
A escola possui uma diversidade de plantas, muitas delas provenientes de diversas cidades do país. Estas têm sido colocadas ao longo do tempo pela funcionária Dona Graça, que afirma ter cuidado destas plantas há cerca de 10 anos e, que até hoje, tem monitorizado e cuidado delas. No conjunto de plantas pode-se verificar exemplos como: Aloe Vera, mais conhecida por baboda, Suculenta (Cactaceae), Rosas de Pedra (Echeveria elegans; Família Crassulaceae), Fetos Reais (Pteridium aquilinum), entre outros. Muitas destas belíssimas plantas contêm diversas histórias da sua origem e interessantes curiosidades como o seu lugar de origem, a sua função (para fins medicinais, para cosméticos ou decoração), a sua popularidade, a altura que pode chegar, etc.
Para além da diversidade de plantas, a escola possui também árvores frutíferas e arbustos que se encontram ao redor da escola, entre as quais se destacam: Camélias ou Japoneiras (Camellia japónica), Oliveira (Olea europaea), Cedro (Cedrela fissilis), limoeiros, entre outras.
A partir de todos exemplos podemos verificar que a EPCampanhã é com certeza, uma escola que apresenta uma grande diversidade de biodiversidade e que se preocupa com o meio ambiente. Podemos afirmar que o seu trabalho ao longo destes anos foi proveitoso tanto a nível decorativo como incentivador para os alunos, para o pessoal docente e não docente, de uma forma geral para todo a comunidade educativa.