Cada Grão Conta

As dunas têm um papel fundamental na preservação e valorização da zona costeira, como disso é exemplo, a Praia de Santa Rita, em Torres Vedras.

As dunas têm um papel fundamental na preservação e valorização da zona costeira, como disso é exemplo, a Praia de Santa Rita, em Torres Vedras. Sendo Torres Vedras uma zona rural, em que a agricultura é a atividade económica predominante, a proteção das dunas é de extrema importância. Desempenham a função de barreira natural ao transporte, através do vento, de partículas de água salgada, prejudiciais a esta prática.

Ao longo da última década, a falta de interesse pela conservação das dunas e a sua utilização para efeitos de estacionamento, levou a uma destruição parcial. No entanto, a crescente preocupação com as possíveis consequências, fez com que se desenvolvessem boas práticas ambientais. Para isso, a candidatura ao Programa Bandeira Azul foi um forte contributo para a sensibilização e informação das entidades responsáveis. Como resultado desta situação, em meados de 2005, foi feita uma divisão entre o parque de estacionamento e a zona dunar através da colocação de uma vedação.

Praia de Sta Rita. Torres Vedras

Praia de Sta Rita. Torres Vedras

Não só a construção de passadiços de madeira sobrelevados, dois anos depois, permitiu a circulação livre de areias, garantindo a manutenção das dunas, como também o estabelecimento de espécies pioneiras (cardo marinho, esteno, cordeirinha …) assegura a fixação do areal. Do mesmo modo, a recuperação do sistema dunar da Praia de Santa Rita, Norte e Sul, já integrava as orientações do Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC Alcobaça Mafra), reforçando a preocupação com esta causa.
As intervenções levadas a cabo já apresentam resultados! O sistema dunar começa a estabilizar, grão a grão irá desempenhar a sua função principal de separar e proteger a zona costeira.

GRUPO A4
Alunos: Ana Rita Flores, Ricardo Tomás da Silva, André Pereira, Rute Familiar, Débora Santos, João Souto, Sharad Poudel, Joana Bernardes | Monitores: Maria Coutinho e Miriam de Seixas | Coordenadora: Tânia Vicente

Ana Rita Flores, Ricardo Tomás da Silva, André Pereira, Rute Familiar, Débora Santos, João Souto, Sharad Poudel, Joana Bernardes