No passado dia 20 de janeiro decorreu em Ílhavo o primeiro dia do Seminário Eco-Escolas 2017, que juntou coordenadores de Eco-Escolas e técnicos dos municípios envolvidos na educação ambiental. Durante este dia realizaram-se várias palestras e workshops sobre temas e desafios em prol do ambiente e da sustentabilidade. Uma das sessões mais frequentada foi intitulada por “Conhecer a floresta para proteger e valorizar” com a presença de Albano Figueiredo, professor Auxiliar do Departamento de Geografia e Turismo da Universidade de Coimbra.
Esta comunicação consistiu numa apresentação oral de 60 minutos, enquadrada por uma apresentação em formato digital. Durante este tempo, foram destacadas metodologias, estratégias, processos a tomar sobre este conteúdo de ação que está incluído num dos eixos temáticos deste ano do Programa Eco-Escolas. Atendendo a que, no ano que passou, as florestas foram bastante ameaçadas, este workshop veio valorizar a sua importância que apresenta um contributo de investimento alargado. Albano Figueiredo reforçou a relevância dos projetos escolares que ajudam os jovens a conhecer informação sobre o nosso arvoredo e remeteu que é necessário melhorar os serviços que a floresta pode oferecer.
Investigar a multiplicidade da floresta portuguesa, os seus atributos para a população e os serviços que serve à sociedade, são alguns dos primeiros passos que devem ser integrados na mentalidade da mesma. Na medida em que temos de ter em conta que a maioria da área florestal portuguesa é propriedade privada e a sua gestão mais eficaz está comprometida é necessário que as pessoas conheçam bem o seu potencial, bem como as ameaças que enfrentam, sublinhou Albano Figueiredo.
Todos estes objetivos falados durante a sessão já se incluem há duas décadas no Projeto de Sensibilização e Educação Florestal da População Escolar (PROSEPE), que é dinamizado pelo Núcleo de Investigação Científica de Incêndios Florestais (NICIF) da Universidade de Coimbra.
Paulo Cardoso
24 – 01- 2017
You must be logged in to post a comment.