A Escola Básica Dr. Armando Lizardo, em Coruche, inscrita no programa Eco-Escolas, desenvolve diversas dinâmicas direcionadas para a educação sustentável, dos alunos do 5º ao 7º ano, com o objetivo de os preparar para serem cidadãos ativos no futuro e de contribuir para formação de uma consciência ambiental global.
Esta escola, em conjunto com as outras galardoadas com a bandeira Eco-Escolas do Concelho de Coruche, participou na Semana Verde, que decorreu de 21 de março a 6 de abril. Durante esta semana, a comunidade escolar e a população em geral participaram em atividades relacionadas com a sustentabilidade. Para além do Programa Eco-Escolas, a Escola Básica Dr. Armando Lizardo dinamizou o projeto “Descobrir Coruche, do Montado até ao rio” na Semana do Ambiente, entre 2 a 5 de abril. Nesta semana, os alunos participaram em ações de sensibilização e visitas de estudo, que incluíram roteiros pelas freguesias e visitas temáticas.
Apesar da escola estar inscrita no programa Eco-Escolas, vários alunos declaram que os professores nunca abordaram este tema em aula. “Não acho que haja passagem suficiente de informação por parte dos professores. Se os alunos fossem incentivados, teriam interesse em envolver-se (nas temáticas relacionadas ao ambiente)”, são as palavras de uma das auxiliares da escola, que garantiu que os alunos se mostram muito ativos na horta, precisam apenas de ser motivados.
Mas, há alunos que se mostram informados sobre as questões ambientais, como é o caso de uma aluna do 7º ano que reconhece a importância das Eco-Escolas e está a par das atividades que são dinamizadas no âmbito do programa, como a plantação de árvores, a sensibilização através de visitas a áreas afetadas por incêndios e palestras temáticas na área da sustentabilidade. Esta aluna destacou, no entanto, a falta de ecopontos, uma vez que o único que existe no interior da escola nem está numa zona de maior produção de resíduos.
Contudo, a disciplina de Noções Básicas de Agricultura (NBA) apresenta-se como um rasgo de esperança para o futuro. Nesta disciplina, que é uma oferta formativa da escola, são passadas aos alunos as noções de agricultura sustentável, sendo uma das apostas para os sensibilizar para a importância de práticas “amigas do ambiente”. Contudo, os professores têm-se deparado com um fator limitante: têm de pagar do seu próprio bolso os custos das sementes e dos outros produtos utilizados na horta.
Assim, apesar de ser evidente a tentativa por parte da escola de despertar a consciência nos alunos para a urgência da mudança de paradigma, num sentido de melhoria, pode rever-se a forma como a questão é abordada e o planeamento do programa nesta escola.
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