Os alunos do 9º ano da escola secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes, Ílhavo, distribuíram aos colegas, no intervalo das 10:00 horas, um pequeno-almoço saudável, com sandes de queijo e manteiga e várias frutas da época. Esta atividade inserida no projeto da Escola Promotora de Saúde (EPS) e em parceria com o Eco-Escola, foi o modo de assinalar o Dia Mundial da Alimentação, em contexto escolar.
Os alunos do 9º ano que refletiram na importância da refeição da manhã, para melhorar a atenção e o desempenho intelectual dos alunos na escola, e realizaram trabalhos que foram expostos na escola.
Os alunos da noite, adultos, formandos da UFCD de nutrição, participaram também nessa reflexão, e construíram no átrio do bloco B uma grande mesa de alimentos, em representação da nova roda dos alimentos, que funcionou como estímulo à partilha dos seus saberes e capacidades.
Os professores associaram-se também e partilharam entre si vários alimentos saudáveis, com os quais realizaram um bom convívio na sala de professores. Alguns assistentes operacionais também participaram nesta atividade.
Ocorreu no intervalo das 11:45, no polivalente uma degustação de panquecas saudáveis elaboradas pelos alunos de cozinha/pastelaria e um “workshop” sobre alimentação saudável ocorreu durante o período da tarde.
A mensagem foi atingida, com inspiração na ONU que promove a efeméride mundial, para a erradicação da fome no mundo, o combate ao desperdício e a adoção de hábitos alimentares saudáveis, garantindo maior saúde alimentar e sustentabilidade, que são alguns dos principais objetivos do desenvolvimento sustentável da agenda 2030 (ONU).
A equipa Eco-Escolas