Promover a cultura científica de base geológica tem inquestionáveis benefícios para o coletivo. Partilhar com o grande público os conhecimentos que a ciência produz é uma tarefa que exige a adoç
ão de estratégias capazes de motivar esse mesmo público a aprender ciência. Deverá ser, por isso, uma divulgação cativante (1).
Na Serra da Estrela, a interação dos glaciares Pleistocénicos com a herança deixada pela história geológica da região (em estreita relação com o clima e a tectónica de placas) favorece o valor científico da região, o que contribuiu para a sua classificação pela UNESCO como ESTRELA GEOPARK (2). Os recursos interpretativos do património geológico podem ser utilizados de forma autónoma. A estratégia utilizada na divulgação deverá promover uma maior facilidade de comunicação, pelo que se deverá utilizar mais do que um recurso interpretativo (1).
Foi com essas premissas em mente que alguns alunos do 10.º ano da Escola Secundária Filipa de Vilhena realizaram um trabalho sobre alguns aspetos do património geológico da Serra da Estrela. Foi criado um roteiro digital (3), que inclui dois vídeos, um áudio com a história “O Vidro e a Areia” de Galopim de Carvalho e um Quiz relacionado com essa história, assim como algumas fotografias e textos. O grupo de alunos que desenvolveu o trabalho apresentou-o à respetiva turma na biblioteca da escola (figura de destaque) e divulgou-o à comunidade nas comemorações do Dia da Escola Filipa de Vilhena (Figura 1).
A presente divulgação pretende alcançar outro público, ampliando o alcance da sensibilização para a valorização do património geológico, nomeadamente o da Serra da Estrela.
- Microsoft Word – 11_ART_CG13_023-0511_pacheco_publicar2.doc (uminho.pt) , acedido em 25 de maio de 2021
- https://geoparkestrela.pt/geopark/geodiversidade , acedido em 25 de maio de 2021
- https://earth.google.com/web/data=MicKJQojCiExVXpJaGVVdm9PdUZSQVpKU1RuV2RZV2MyN1BDMk5MTDk6AwoBMA?authuser=0
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