Eco-Escolas na EB Gonçalo Sampaio promove a separação seletiva de resíduos

No âmbito da implementação do programa Eco-Escolas, entrevistamos a professora Fátima Concepción Matos, coordenadora do Eco-Escolas do nosso agrupamento, para conhecer e divulgar as campanhas de separação seletiva de resíduos em vigor na nossa escola.

Como coordenadora do Eco-Escolas, qual a importância destas ações?

A implementação do Programa Eco-Escolas proporciona a dinamização de  uma variedade de ações de sensibilização para as temáticas do ambiente. 

Qual a adesão da comunidade educativa?

A adesão às atividades tem sido bastante satisfatória. Há menos lixo no chão e melhorias na separação seletiva dos resíduos. Para tal foram colocados eco-pontos para o papel, garrafas de plástico e tampinhas em todos os pavilhões. Existem também eco-pontos para as tampinhas, para as lâmpadas  e para as pilhas, no polivalente.

Que outras ações estão previstas?

Luana Gonçalves

Luana Gonçalves

Lara Silva

Além da continuidade das ações de recolha de tampinhas, roupa, calçado e brinquedos,  estão previstas a recolha de equipamento elétrico e eletrónico (REEE), workshops de compostagem no bosquete da escola, troca de livros usados  e a participação no concurso “Criar com estilo- Espécies nativas em tecido”. 

Lara Silva e Luana Gonçalves