Encontrei um animal selvagem ferido e agora?

Ao encontrar um animal selvagem ferido a maior parte da população deixa o animal para trás, entregue à sua sorte, pois não sabe como ajudar, mas esta ação está errada!

Em 2021 graças à ajuda de cidadãos que se dispuseram a colaborar, a GNR/SEPNA conseguiu resgatar perto de 3000 animais selvagens, nos quais se destacam as aves.

Caso se depararem com uma ave, devemos verificar se consegue ou não voar, caso esteja muito fraca/debilitada devemos coloca-la em uma caixa limpa com água e comida e de seguida entrega-la às autoridades.

De acordo com o testemunho do Cabo Chefe da Guarda Nacional Republicana, Vítor Silva, a GNR após receber o animal selvagem, na zona de Alcobaça e Nazaré, se for uma ave marinha é encaminhada para o Centro de Recuperação de Quiaios e caso seja uma ave não marinha será encaminhada para o Centro de Recuperação de Aves da Serra de Aire e Candeeiros para que após a sua recuperação seja reintroduzida no seu habitat natural.

Nunca deveremos deixar um animal ferido entregue à sua sorte, devemos fazer tudo o que esteja ao nosso alcance para o ajudar, por forma a podermos preservar a biodiversidade selvagem.