Energia solar: a Natureza respira mais aliviada e os consumidores também!

Os constantes problemas ambientais causados pela utilização de energias não renováveis aliados ao esgotamento dessas fontes têm despertado o interesse pela utilização de energias alternativas.  A nova tecnologia de gerar energia através da luz solar protege o meio ambiente e as despesas dos consumidores.

Na Quinta dos Pentieiros, situada na área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos a 4 Km de Ponte de Lima e a 19 Km de Viana do Castelo, entre o Rio Lima e as Serras de Arga e Cabração, a água quente dos banhos dos seus visitantes provém da natureza.

Até a humilde e romântica cabana existente na quinta tem um painel solar que proporciona momentos de conforto aos casais apaixonados que a visitam.

Imaginar que um pequeno painel transformaria a luz solar em calor aproveitável. O calor é absorvido pelo líquido solar que se encontra dentro do painel, e chega a atingir 82 ºC, e é transportado com a ajuda de uma bomba através de tubos, até ao depósito de água quente, sendo possível utilizar a água quente a qualquer hora, mesmo em períodos em que não existe sol, como por exemplo, durante a noite.

A energia solar é uma energia totalmente limpa e reduz as despesas com o aquecimento convencional.

Para além deste tipo de painéis de aquecimento de água existem também os painéis
solares fotovoltaicos, que convertem a energia da luz do Sol em energia elétrica. Atualmente, os custos associados aos
painéis solares, que são muito caros, tornam esta opção ainda pouco eficiente e rentável. No entanto, o aumento do custo dos combustíveis fósseis, e a experiência adquirida na produção de célula solares, que tem vindo a reduzir o custo das mesmas, indica que este tipo de energia será uma boa solução futura. Temos de apostar num desenvolvimento sustentável.

Mesmo que o leitor não tenha condições económicas para equipar a sua casa com este tipo de soluções existem outras formas mais económicas de usufruir deste bem da Natureza. Existem carregadores solares que permitem obter energia
de forma ecológica e gratuita para vários dispositivos eletrónicos, como telemóveis, máquinas fotográficas, auriculares, GPS, candeeiros, entre outros equipamentos do nosso quotidiano.

Hoje em dia não são só as plantas que acordam ávidas para acumular a energia do sol. Também nós ansiamos por um dia de sol com elevada rentabilidade energética.

O Sol pode ser um nosso grande aliado para atenuar alguns dos problemas do nosso Planeta. A energia solar é sem dúvida uma fonte natural de energia que constitui uma alternativa acertada para substituir as fontes de combustíveis fósseis, principalmente porque é renovável.

Os Incas tinham razão! Não há ser mais poderoso que o Sol.

João Paulo Carneiro

EB 2,3 de Briteiros

 

João Paulo Carneiro