O enriquecimento ambiental é um processo dinâmico levado a cabo pelo Jardim Zoológico de Lisboa que tem como objetivo estimular os comportamentos naturais de cada espécie.
Indissociável da promoção do bem-estar e preparação para a reintrodução das espécies no seu habitat natural está o enriquecimento ambiental, tal como afirma Tiago Carrilho, biólogo marinho de formação.
Ao contrário do que é implementado atualmente, outrora não existiam enriquecimentos ambientais: nas instalações do tigre, por exemplo, o chão era de pedra e o espaço era diminuto. Atualmente faz-se notar a presença de cordas, rochas, espaços verdes, plantas e plataformas.
Diogo Laneiro, educador pedagógico, numa apresentação aos Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA), realçou a
existência de cinco diferentes tipos de ação do enriquecimento: alimentar, físico, ocupacional, social e sensorial.
De visita à jaula do tigre-da-sibéria, a carne encontrava-se espalhada por toda a instalação dentro de sacos de sarrapilheira ou pendurada em árvores de diferentes alturas, estimulando a procura ativa pelo alimento.
No Jardim Zoológico, todos os espaços são diferentes. Cada animal vive num local adaptado às suas características, aproximando-se, o máximo possível, do seu habitat natural. Para que isto ocorra são utilizadas estruturas, cordas, plataformas, troncos, terreno sinuoso e água.
Para dar estimular a atividade física e desenvolver cognitivamente os animais, por exemplo, o Zoo disponibiliza várias atividades: os leões marinhos brincam com bolas; os primatas com listas telefónicas e os pinguins com palha.
No local, os animais estão organizados tal como na natureza, no seu ambiente natural: algumas espécies coabitam (por exemplo, as aves) e outras preferem a solidão (por exemplo, o tigre).
As sensações táteis, olfativas e auditivas nunca estão ausentes uma vez que são promovidas com de diversos “jogos”, que estimulam os instintos de cada espécie.
O Jardim Zoológico de Lisboa, tal como os outros Jardins que fazem parte da Associação Europeia de Zoos e Aquários (EAZA), orientam cada vez mais a sua ação no sentido do bem-estar animal, sendo o enriquecimento ambiental uma forma de o atingir.
You must be logged in to post a comment.