Diretores, professores e alunos fizeram-se juntar à entrada do Colégio das Caldinhas, para presenciar este momento solene do Hastear da Bandeira Verde Eco-Escolas. Este galardão, entregue à escola no passado dia 4 de outubro – Dia das Bandeiras Verdes, em Pombal, reconheceu o trabalho e as iniciativas dinamizadas em benefício do ambiente, referente ao ano letivo anterior (2017-2018).
“A escola conta assim com a sétima bandeira e pretende continuar, pois além de ser um compromisso com o projeto Eco-Escolas é também um compromisso com o Mundo”, defende Miguel Sá Carneiro, Diretor Pedagógico da escola.
Cláudia Pacheco, aluna, apresentou aos novos alunos um pouco do trabalho que os Greener’s executaram ao longo destes dois anos de existência, uma vez que se tratava da festa de boas-vindas ao mais novos (receção aos novos alunos). Inclusivé, a aluna foi mais longe, dando o seu parecer relativamente ao sentimento de fazer parte do programa Eco-Escolas, – ”É um orgulho enorme perceber que fazemos parte desta grande família Eco-Escolas. Este programa procura através de atividades, projetos e iniciativas, melhor o planeta, sensibilizando os alunos e também a comunidade para as mudanças de comportamento necessárias.”
Além do brilhante discurso, foi exibido também um pequeno making of de alguns projetos implicados. De seguida, os coordenadores Eco-Escolas agradeceram a um conjunto de 36 alunos de diferentes anos e cursos, no qual procederam à entrega dos certificados, homenageando-os assim. Segundo Ricardo Guimarães, coordenador Eco-Escolas – “Apesar de serem diferentes áreas e anos, partilham os mesmos princípios e ideias, no qual passa por, ajudar a melhorar e a cuidar do ambiente.”- o que se reflete num bem estar escolar.
O testemunho da aluna Cláudia Pacheco relata que – “A bandeira que hoje vos apresentamos reflete o reconhecimento pela ABAE e por todo trabalho realizado. É assim símbolo do esforço, da dedicação e da entreajuda, no qual todos deram o seu contributo, onde dinamizaram atividades e projetos que resultaram na melhoria do desempenho ambiental da escola, bem como local, na sensibilização e educação da comunidade educativa, para a adoção de comportamentos mais sustentáveis. A nossa escola é um exemplo! Estou muito orgulhosa e estou convencida que é o sentimento comum a todos os que contribuíram para este reconhecimento. Somos Eco-Escola, Somos OFICINA, Somos Mais.”- concluindo que o progresso demonstrado apenas se consegue com o trabalho de todos.
Já Sofia Mendes, Psicóloga da OFICINA, constata que – “Estes alunos com o passar do tempo, têm se mostrado cada vez mais motivados e debruçados com as questões ambientais e sociais, assumindo assim, o compromisso de serem agentes de mudança, dando o seu exemplo, de alunos ativos como este grupo de voluntários apaixonados e empenhados para ajudar a melhorar o ambiente. No entanto, há todo um trabalho que ainda é necessário fazer com a sociedade, no qual passa por: mudar pensamentos e procedimentos” – e que o futuro do planeta Terra depende de todos.
You must be logged in to post a comment.