A ideia surgiu na sequência de uma conversa num grupo de professores da Escola de Serviços e Comércio do Oeste (ESCO), em que foi lançado o desafio, que o professor Álvaro Brito (ESCO) aceitou de imediato. Sucederam-se uma série de contactos que permitiram a constituição de um grupo, uma rede solidária, que tem vindo a aumentar. O primeiro pedido veio do Centro Hospitalar do Oeste – Torres Vedras. O protótipo criado foi validado por profissionais desta instituição hospitalar.
A produção de viseiras iniciou-se no dia 23 de março e continuará enquanto for necessário. A ESCO, com a participação do professor Álvaro Brito e outros professores que colaboram nas entregas, conta com a colaboração de particulares e de empresas e instituições, no fabrico e doação de material, como: Fab Labs (Lab Aberto Fab Lab de Torres Vedras, Fab Lab Benfica do Instituto Politécnico de Lisboa, Fab Lab EDP), as empresas (XYZ LAB, Inforpuzzle, Gisela & Custódio, Lda., Mauser, Dholotec, ISICOM, A3 Artes Gráficas, Lda., UAVision, Caixilour, ISICOM, BMI Portugal, Atelier Silva Cravo Arquitetos, Biselvidro, Casa de Repouso Quinta dos Cedros, Vidroluz, Zimex, Publitec), IEFP – Centro de Emprego de Torres Vedras e escolas (Agrupamento de Escolas Madeira Torres, Agrupamento de Escolas Venda do Pinheiro, Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias, Escola Internacional de Torres Vedras), com o apoio das Câmaras Municipais de Torres Vedras, Lourinhã e Bombarral.
Já foram produzidos e entregues uns milhares de viseiras, umas a laser, outras em 3D, a instituições como – Centro Hospitalar do Oeste – Torres Vedras, Centro Hospitalar do Oeste – Caldas da Rainha, UCSP Torres Vedras, UCSP Lourinhã, ASOCA (Lar de Santo António – Campelos), Casa do Povo de Runa, ASFE SAÚDE Encarnação, Lar da Santa Casa Misericórdia de Torres Vedras – Sarge, Hospital São José – Bloco Central, Lar Idosos Odivelas, Casa de S. Bento (Lar) – Torres Novas, Associação Socorros Turcifal, Hospital Litoral Alentejo, SC Misericórdia de Mafra, Lar Santa Casa Misericórdia Lourinhã, Santa Casa da Misericórdia Bombarral, Residencial “O baloiço” – Alcobaça, AMETIC – Lourinhã, ARPICA | Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos do Concelho de Alpiarça, Unidade de Saúde Familiar de Odivelas, Unidade de Saúde Familiar Santa Cruz-Silveira, Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, de Peniche, do Bombarral, das Caldas da Rainha, de Óbidos, de Alhandra, da Merceana, de Torres Novas, de Carcavelos e da Parede, Lar de São José, Lar Nossa Senhora do Carmo, carteiros dos CTT de Torres Vedras, Proteção Civil Torres Vedras, Mercado Municipal Torres Vedras, Cáritas Paroquial de Vilar, Cruz Vermelha Portuguesa – Torres Vedras e Lourinhã, Alenquer e Venda do Pinheiro, GNR Torres Vedras, Santa Cruz, Caldas da Rainha, Brigada de Trânsito, ASOT, Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa – Lab. de Microbiologia (testes covid19), Pediatria Hospital Santa Maria, Maternidade Hospital Amadora Sintra, Hospital Prisional de Caxias, SOS Vizinho – Lourinhã, Assembleia da República, Junta de Freguesia de Benfica, Policia Segurança Pública da Parede e de Carcavelos, IEFP – Centro de Emprego de Torres Vedras, APERCIM – Mafra, Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora do Livramento, Casa do Povo do Gradil, Lar S. Silvestre – Gradil, Lar Obra Social do Pousal – Malveira, Câmara Municipal de Torres Vedras (para entrega a instituições), Câmara Municipal da Lourinhã (para entrega a instituições), Câmara Municipal do Bombarral (para entrega a instituições). Têm sido feitas ainda doações a pequenas empresas e a particulares, que, pela natureza da sua atividade, têm contacto com o público, podendo por isso estar em causa a sua segurança.
Sendo dois dos valores base da nossa escola a Solidariedade e a Responsabilidade, a ESCO não podia deixar de assumir a sua responsabilidade social perante a comunidade. Afinal, “somos todos SNS”.
You must be logged in to post a comment.