A vespa Velutina nigrithorax, também conhecida como vespa asiática é uma espécie não-indígena, predadora da abelha europeia (Apis mellifera), proveniente de regiões tropicais e subtropicais do norte da Índia, do leste da China e do arquipélago da Indónesia.
A sua introdução involuntária na Europa ocorreu em 2004, no entanto a sua presença só foi sentida em Portugal no ano de 2011.
Atualmente, a rápida expansão desta espécie exótica em todo o território português tem provocado grande preocupação por parte dos apicultores por se tratar de uma espécie carnívora e predadora das abelhas. Estas, “cercadas” pelas vespas, deixam de sair das suas colmeias, produzem menos mel e, em consequência do seu isolamento e falta de alimentação, acabam por morrer encarceradas no seu habitat natural.
Apesar da sua recente inserção no nosso país, a vespa velutina tem comportamentos adaptativos muitos rápidos, o que explica, pelo menos em parte, o seu sucesso de expansão. Esta constrói os seus vespeiros em pontos altos (geralmente árvores) mas já têm sido detetados ninhos em zonas arbustivas, dentro de casas e em árvores de fruto perto das habitações.
A facilidade com que instala os seus enormes e populosos vespeiros na proximidade dos centros urbanos constitui um problema de saúde pública e alerta as populações para o perigo que esta espécie pode causar perto das habitações.
You must be logged in to post a comment.