Segundo informações recolhidas, essa água servirá sobretudo para lavagens domésticas, no entanto há quem a consuma. Não conseguimos saber com exatidão a origem da fonte, no entanto, pelo lugar que ocupa parece derivar de uma nascente. O hábito de ir à fonte continua enraizado na população, independentemente do escalão etário.
A fonte tem um ar limpo e parece-nos muito importante o cuidado que a Junta de Freguesia tem em manter bem exposto o aviso relativamente à qualidade da água.
De seguida entrevistámos o Presidente da Junta que nos confirmou as informações recolhidas junto da população. À nossa pergunta sobre o risco de poluição, respondeu-nos que no Verão as algas e musgos crescem nos canos por causa do calor, o que torna a água mais desagradável.
Ligada a esta fonte realiza-se anualmente a Festa das Romarias, em Outubro. Este espaço da vila pretende recriar o passado da freguesia, ligado à atividade agrícola e, presentemente, é palco de variadas atividades nomeadamente escolares e do resto da povoação.
You must be logged in to post a comment.