Geologia Tecnológica

As televisões são dos objetos mais usados pela população em todas as idades com função de lazer. De acordo com uma pesquisa, apenas 27,3% da população não sabe qual o mineral mais abundante nas televisões. Quais os seus minerais e os seus elementos químicos constituintes? Quais os impactos ambientais e sociais? Bem, são questões que muitos de nós nunca parou para pensar, mas que deveriam ser pensadas.

Provavelmente já todos usamos ou já vimos, mas que minerais são constituídos? As televisões são fabricadas com  silício, ouro, alumínio, cobre e elementos químicos constituídos mais conhecidos como o grupo das terras raras.

Podemos já falar do grupo das Terras Raras, estes elementos são usados por uma simples razão, são bons condutores de eletricidade e de calor, além de magnetizáveis. Estas podem ser encontrados na natureza em vários tipos de minerais. A China possui cerca de 40,52% das reservas mundiais, seguida pelo Brasil com 16,21%, seguida pelos Estados Unidos com 9,58% e seguida pela Índia com 3,1%.

O silício é um elemento químico da tabela periódica, porém ocorre na forma de minerais de sílica puro, presentes na areia e em quartzos puros.

O quartzo é o segundo mineral mais abundante na crosta terrestre, com cerca de 12% e com uma larga distribuição a nível mundial. Dito assim parece ser infinito porém não devemos achar que é pois poderá acabar um dia. A mineração da areia é uma prática usada para extrair areia de poços, praias, dunas, fundo de oceanos e rios. Além de ser responsável pela erosão,essa prática prejudica as formas de vida que vivem nos arredores. A perturbação das areias do fundo do mar e das praias também é responsável por prejudicar os corais e outras formas de vida aquáticas que dependem da luz do sol. Porém, nós seres humanos também somos prejudicados sendo mais os trabalhadores e moradores nos arredores, pois existe poluição sonora e atmosférica e modificação dos solos, o que pode causar problemas respiratórios. Muitos dos trabalhadores continuam lá mesmo sabendo que lhes prejudica a saúde mas tem de sustentar a família.

A China é o país com a maior exploração de silício do mundo. A indústria chinesa de silício é altamente desenvolvida e bem estabelecida, com várias empresas que atuam em toda a cadeia de produção, desde a extração de matérias-primas até a fabricação de componentes eletrônicos e equipamentos solares.

Portugal possui algumas jazidas de silício, principalmente na região de Trás-os-Montes, onde se encontram depósitos de quartzo com elevado teor de sílica. O quartzo é a principal fonte de sílica utilizada na produção de silício. No entanto, a exploração de silício em Portugal é limitada e a produção é atualmente insuficiente para atender à demanda do mercado. Existem alguns projetos em andamento em Portugal para a exploração de silício, incluindo a exploração de depósitos de quartzo de alta pureza em Trás-os-Montes. No entanto, a exploração de silício em Portugal enfrenta desafios, incluindo questões ambientais e regulatórias, além da concorrência de outros países com maiores recursos e infraestruturas de produção.

As televisões já evoluíram bastante e continuam a evoluir, agora devemos parar e refletir sobre como podemos melhorar? Bem esta é uma pergunta bastante pensada mas difícil de responder pois tem de ser pensada de modo a não afetar nada e a não acabar os recursos.