Como sabemos, a Lagoa de Óbidos é um sistema lagunar de reconhecido valor ecológico pois, devido ao persistente afluxo de nutrientes e matéria orgânica de origem continental, a Lagoa de Óbidos apresenta uma fertilidade primária significativa.
Ao longo de 2 km, os alunos recolheram cerca de 36 kg de resíduos, entre os quais muito plástico, garrafas, utensílios de pesca e centenas de beatas!!!
Simultaneamente, os alunos tomaram consciência da biodiversidade da nossa lagoa, das suas características geológicas, perigos e ameaças… fatores que muitas vezes passam despercebidos a muitos de nós.
O balanço dos participantes foi bastante positivo pois, segundo os alunos, tão importante quanto o alerta dado pela greve é a participação de todos nós em ações que permitam minorar o nosso impacto sobre o planeta.
Esta ação foi possível com a dinamização das técnicas pertencentes ao Geota/Centro Ecológico e Educativo do Paul da Tornada e a organização da Câmara Municipal das Caldas da Rainha.
Na EB D. João II, a Bandeira Verde Eco-Escolas permaneceu a meia haste, como símbolo de pesar e de alerta na urgência das medidas a tomar para inverter as alterações climáticas.