Desde há muito tempo que uma das principais preocupações do Rock in Rio Lisboa é conceder igualdade de oportunidades a todos, especialmente aos que apresentam mobilidade reduzida. Segundo John Rawls, um filósofo americano do século XX, uma sociedade apenas pode ser justa se corresponder a três princípios fundamentais, sendo um deles a igualdade comum de oportunidades. Todos os seres humanos têm igual direito às possibilidades oferecidas por uma sociedade, entre as quais, o lazer.
Com vista a atingir este objetivo, a organização do festival criou, desde a primeira edição, uma parceria com a Santa Casa da Misericórdia. O objetivo desta colaboração é permitir que as pessoas com dificuldades motoras se possam deslocar, num carro, por todo o recinto, e que tenham um local especial para assistir, cómoda e tranquilamente, a todo o espetáculo. João Marrana, um dos responsáveis pelo stand da Santa Casa da Misericórdia no Rock in Rio Lisboa, afirma que o seu objetivo como voluntário na instituição é estar sempre pronto a ajudar; tudo o que se faz é por uma boa causa. No futuro, espera que já não seja necessária a intervenção da Santa Casa na ajuda aos mais necessitados, mas que sejam as próprias pessoas, num espírito de solidariedade, que se ajudem entre si.
Quando inquirimos o público sobre o que pensavam acerca da mobilidade de pessoas com limitações motoras, a maioria evidenciou que o facto de existirem inclinações escorregadias, limitava a movimentação destas. Apesar das restrições do espaço, a disponibilidade por parte do Rock in Rio Lisboa em fornecer as melhores condições possíveis é muito bem vista pela população em geral. Um dos interrogados refere, ainda, que a organização do local sofreu uma alteração significativa e positiva desde a primeira edição do festival sendo, atualmente, melhores as condições de circulação no recinto.
Concluindo, e aproveitando as palavras de João Paulo Sousa, apresentador do Curto-circuito na SIC Radical, “O Rock in RioLisboa está de parabéns!”, pois, segundo o mesmo, tem conseguido resolver os seus problemas e atingir os seus objetivos.
Grupo 1: Micael Lindo, Mariana Carrasco, Margarida Bentes, Rafael Soares.
You must be logged in to post a comment.