Os ecossistemas estão menos poluídos e os animais sentem-se mais livres sem a presença dos humanos. Exemplo deste sentimento de liberdade no tempo de confinamento são os pandas Ying Ying e Lee Lee que pela primeira vez em 10 anos conseguiram acasalar (fig.1) no Jardim Zoológico Ocean Park, em Hong Kong.
Com o encerramento do Jardim Zoológico, sem visitas, sem barulho ou humanos a interferirem no espaço dos animais, o ambiente tornou-se propício (1). Esta espécie de pandas sente-se inibida e tem bastantes dificuldades em acasalar na presença de pessoas ou até de outros animais. É por isto que existem apenas cerca de 1864 semelhantes no mundo (2).
Agora a esperança é que tenha havido fecundação e que novos pandas nasçam para garantir a continuação da espécie (3). A probabilidade de gravidez por acasalamento natural é maior do que por inseminação artificial. Assim, acredita-se que Lee Lee esteja grávida (2). Toda esta situação levou as pessoas a repensarem sobre a existência de zoológicos, já que estes recintos, apesar de entreterem o Homem, levam os animais a desenvolver estados depressivos, stresse, entre outros (3).
Os ecossistemas não devem ser alterados e os animais que lá habitam não gostam de ser presos em jaulas e ter centenas de pessoas a olharem para eles e a tirarem-lhes fotografias. A pandemia Covid-19 está a servir de alerta para o Homem preservar aquilo que tem e para começar a pensar nas consequências dos seus atos.
Referências de texto:
(1) – https://blogs.ne10.uol.com.br/oviral/2020/04/07/pandas-aproveitam-zoologico-vazio-e-acasalam-pela-1a-vez-em-dez-anos/ (consultado em 27-05-2020)
(2) – https://www.bbc.com/portuguese/geral-52100140 (consultado em 27-05-2020)
(3) – https://www.hypeness.com.br/2020/04/pandas-acasalam-durante-isolamento-apos-10-anos-e-provam-que-zoologicos-tem-que-acabar/ (consultado em 27-05-2020)
Referências de imagem:
Fig.1– https://www.cmjornal.pt/mundo/detalhe/pandas-acasalam-pela-primeira-vez-em-10-anos-apos-zoo-fechar-portas-devido-ao-coronavirus (consultado em 27-05-2020)
You must be logged in to post a comment.