Como jovens observadoras, no dia a dia vemos várias vezes paisagens destruídas com a presença de edifícios a ruir. Vemos ainda, espaços verdes a serem devastados para a construção de novos edifícios.
Enquanto membros da sociedade e estudantes, sabemos o impacto que tem no mundo a destruição da natureza mas, por outro lado, sabemos também que é importante investir na construção de novos edifícios para a criação de postos de trabalho e para melhorar as condições de vida de pessoas que habitam em meios rurais pouco desenvolvidos e isolados.
Neste sentido, apresentamos o caso de um edifício público, antigo centro de saúde de Cantanhede, que se encontrava abandonado, já completamente destruído, com portas e janelas partidas. Esse local já não era usado para qualquer atividade em prol da comunidade. Há cerca de um ano atrás, este edifício foi remodelado e transformado numa escola técnico-profissional; uma iniciativa tomada pela autarquia. É este tipo de iniciativa que gostaríamos que se tornasse mais frequente na nossa comunidade e assim, poderíamos ter uma melhor paisagem e pouparíamos o meio ambiente às devastações a que é sujeito.
Seria bom que estas iniciativas fossem também tomadas para a criação de postos de trabalho em maior escala, por exemplo, remodelar uma fábrica que esteja abandonada.
Outra sugestão que achariamos útil, tendo em conta a situação económica que se vive, seria a remodelação de alguns edifícios para posterior utilização como, centros de dia, lares, ou ainda como instituições de acolhimento de pessoas desfavorecidas.
Desta forma é possível deixar de dizimar áreas naturais para o aumento da área urbana quando há imensos espaços inutilizados que só destroem a paisagem.
You must be logged in to post a comment.